search

Blog da mell.ro

Lei do inquilinato

Aluguel direto com o proprietário

Lei do inquilinato

Aluguel direto com o proprietário

Por
29 de setembro de 20215 minutos de leitura1617 visualizações
Aluguel direto com o proprietário

Quem procura um imóvel para alugar com certeza já ouviu falar de aluguel direto com o proprietário. Porém, ainda existem algumas dúvidas sobre esse assunto. Por isso, a Mellro vai explicar direitinho como esse tipo de moradia funciona!

De modo geral, optar pelo aluguel direto com o proprietário pode ser muito vantajoso. No post de hoje vamos explicar o porquê. Afinal, aluguel é um assunto sério. Dessa forma, precisa ser bem estudado e compreendido por quem vai ser o inquilino da vez! Acompanhe com a gente e tire suas dúvidas.

 

Aluguel direto com o proprietário

De modo geral, o aluguel direto com o proprietário é simples de entender. Isto é, como o próprio nome já diz, é quando o inquilino e dono fazem a própria relação de aluguel. Ou seja, não envolvem terceiros. Imobiliárias, por exemplo, não lidam com esse tipo de aluguel. É o próprio dono que procura um interessado, faz a negociação e entrega o imóvel.

É um jeito mais fácil de alugar. O proprietário fica responsável por anunciar o imóvel, analisar os candidatos e escolher o próximo inquilino. Porém, pode contar com a ajuda de outras empresas especializadas (como a Mellro!). Mas, no fim das contas, quem toma a decisão é o dono.

 

Vantagens do aluguel direto com o proprietário

Como comentamos anteriormente, optar pelo aluguel direto com o proprietário tem suas vantagens. Vamos falar um pouco sobre três delas. Confira!

  • Mais economia: Por não envolver uma imobiliária, o aluguel direto com o dono é uma opção mais econômica. Com certeza é mais viável para quem precisa alugar rápido e não tem como investir muito no momento.
  • Processo mais pessoal: De modo geral, quem escolhe o inquilino é o proprietário. Por isso, o processo de escolher o morador pode ser muito mais detalhado. Ou seja, pode realmente conhecer os candidatos para escolher uma boa pessoa.
  • Menos burocracia: Outra vantagem de escolher o aluguel direto com o proprietário é a facilidade. Sem a necessidade de envolver uma imobiliária, as burocracias também são menores.

Vantagens de alugar direto com o dono

Desvantagens do aluguel direto com o proprietário

Tudo na vida tem um lado ruim. Por isso, também vamos falar sobre uma das desvantagens de optar pelo aluguel direto com o proprietário. Afinal, ter todas as informações para tomar uma decisão bem baseada é essencial!

De modo geral, não há assistência jurídica. Claro, sempre é possível buscar a justiça se algo der errado. Porém é comum que os proprietários optem por fazer um aluguel sem contrato, o que pode complicar a situação. Principalmente se acontecer algum imprevisto. Com certeza há casos em que é melhor não fazer um contrato de imediato. Porém, esse é um detalhe que precisa se ter em mente antes de fechar o negócio.

 

Contrato no aluguel direto com o proprietário: como fazer?

Comentamos que é possível iniciar o aluguel sem contrato. Porém, nem sempre é o caso. Em síntese, na maioria das vezes o proprietário opta por fazer um contrato com o inquilino. Afinal, caso algo de ruim aconteça, existe ali um documento oficial comprovando a relação de aluguel.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Mas como fazer esse contrato sem um vínculo com uma imobiliária? Muitas vezes optar por um advogado particular pode ser ainda mais caro. O que acaba não sendo nem um pouco vantajoso. Por isso, a Mellro oferece um plano de contrato de aluguel + boletos que acaba com esse dilema. Por um preço mensal simbólico, você recebe um contrato revisado por uma empresa de advocacia que garante todas as cláusulas necessárias. 

Mas afinal, quais são essas cláusulas indispensáveis? 

De modo geral, um bom contrato de aluguel precisa ter doze partes. Essas partes devem falar sobre o imóvel, o valor da mensalidade, os prazos, a forma de pagamento, a rescisão… E muito mais. Por isso é muito importante que esse documento seja feito com uma fonte confiável, e com uma linguagem simplificada. O que pode evitar dores de cabeça no futuro.

Aluguel com garantia ou sem

E as garantias, como ficam?

Em uma relação de aluguel direto com o proprietário, a garantia fica a critério das duas partes. Ambos devem conversar e decidir se é interessante optar por uma garantia ou não. Claro que é sempre bom ter a segurança de que, se algo acontecer, há uma quantia reservada para imprevistos. Porém, se o inquilino não tiver condições de desembolsar esse valor no momento, pode-se ficar sem a garantia. Contudo, é importante explicar isso no contrato.

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliária há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, fotografia, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados