Skip to main content

Blog da mell.ro

Análises de CPF

Análise de crédito do inquilino

Análises de CPF

Análise de crédito do inquilino

Por
08 de julho de 20204 minutos de leitura1714 visualizações
Análise de CPF do inquilino

A análise de crédito do inquilino, conhecido também como análise de CPF, é uma ferramenta muito útil, principalmente para o proprietário que quer alugar com segurança. Alguns proprietários ainda alugam sem contrato de aluguel, sem garantia ou usando a garantia caução. Essas são formas que não oferecem uma segurança integral para o aluguel de imóveis.

Com isso, vemos a busca por análise de crédito crescer, pois é uma boa saída. Isso porque com ela é possível reduzir um pouco os riscos no aluguel e ajuda a escolher um bom inquilino. À partir da análise de crédito é possível saber rapidamente o perfil do interessado e se ele é uma boa escolha.

O que é uma análise de CPF?

A análise de crédito ajuda a saber qual a possibilidade de pagamento do interessado. Ela informa uma pontuação para o CPF pesquisado e ainda a possibilidade de ele não pagar. Além de ser possível, também, verificar se há alguma dívida no CPF pesquisado e se está regular ou não.

Por que é importante saber a situação do CPF do interessado?

É assim que você sabe se o CPF está regular ou não e se o interessado tem dívidas registradas no momento. Isso evita que você alugue para alguém que esteja usando um CPF irregular ou que tenha um histórico ruim de pagamento. Os motivos para um CPF estar irregular podem ser:

  • Pendente de regularização: por não ter entregue a declaração de imposto de renda de pessoa física;
  • Suspenso: pelo cadastro estar incorreto ou incompleto;
  • Cancelado: multiplicidade de inscrições ou por decisão administrativa ou judicial;
  • Titular falecido: o dono do CPF faleceu;
  • Nula: teve alguma fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Quando fazer uma análise de CPF do interessado?

Se o aluguel for feito sem garantias ou com a garantia caução, a análise de crédito é muito importante, pois:

– Ela ajuda a saber se os CPFs dos inquilinos estão regulares ou não;

– Quais as chances deles não pagarem os aluguéis;

– Ou ainda se eles já possuem ou não dívidas financeiras.

Essa análise ajuda a escolher o melhor interessado pelo seu imóvel. Principalmente com as informações de chances de não pagamento, que permite à você uma visão melhor de cada interessado.

A análise de crédito não traz tantas garantias para o aluguel. Sobretudo porque o inquilino pode assumir dívidas ou ter seu CPF considerado irregular durante o aluguel. Mas essa ainda é uma forma de diminuir o risco e buscar bons pagadores.

Se a garantia escolhida for de seguro fiança, então não é preciso fazer a análise de crédito. Isso porque a própria seguradora faz uma análise completa do perfil do interessado. Após contratar o seguro fiança, caso aconteça qualquer atraso no pagamento durante o aluguel, tudo é resolvido por ela.

 

Análise de CPF do inquilino

Quem pode fazer uma análise de CPF?

Qualquer pessoa pode fazer a análise de CPF. O proprietário que aluga sem garantia ou com garantia do tipo caução. Bem como o interessado que quer saber mais sobre o seu CPF antes de negociar o aluguel. Além disso, é importante lembrar que a compra é feita usando o cartão de crédito de quem solicita.

Qual o prazo de validade do resultado da análise?

A indicação do SERASA é a de que essa avaliação tem validade média de 3 meses. Indicamos que depois desse período, você realize uma nova análise de crédito. Dessa forma, você pode ver se teve alguma mudança. Ou seja, se o seu inquilino segue com uma boa saúde financeira e um CPF regular.

 

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis!  A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel.  Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar. Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Wanessa Rengel

Author Wanessa Rengel

Sócia-fundadora e diretora de experiências da Mellro. Ela e o Osni (CEO) são inquilinos e também já foram proprietários de imóvel para alugar. Ao sentir na pele as coisas boas e difíceis do mundo imobiliário, decidiram criar uma ferramenta que facilitasse o aluguel direto com o dono e que permitisse o acesso a mais segurança, sem perder a liberdade.

Mais posts de Wanessa Rengel

Entre na conversa 2 comentários

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×