Skip to main content

Blog da mell.ro

Buscar um Imóvel

Como escolher um imóvel para alugar

Buscar um Imóvel

Como escolher um imóvel para alugar

Por
12 de outubro de 20207 minutos de leitura1251 visualizações
Como escolher um imóvel para alugar

Quando a vida muda e a necessidade de mudar de imóvel vem junto e é comum aparecer a dúvida de como escolher um imóvel para alugar. No primeiro imóvel a gente vai bem no emocional e acaba deixando vários pontos importantes de fora. No entanto, mesmo quem já tem experiência em se mudar, às vezes cada mudança ocorre em situações diferentes.

Eu, Wanessa, por exemplo, já morei em 11 lugares diferentes ao longo da minha vida. Claro que nada supera o meu sócio, Osni, que já morou em 36 lugares diferentes em 38 anos de vida. E se você também tem um histórico assim, agitado, deve ter percebido que é diferente escolher um imóvel em uma cidade e depois em outra. Ou escolher um imóvel quando mora sozinho e quando vai morar com os filhos.

E na maioria das vezes, o prazo para escolher um novo imóvel e se mudar é muito curto. A oferta de imóveis para alugar é grande, mas é difícil escolher ou decidir qual vai ser o melhor imóvel. Por isso, vou compartilhar com você um esquema de organização.

Então, por onde começar?

Comece pelo valor do aluguel que você pode pagar! Parece tão óbvio, mas a gente dificilmente começa por aí. Antes disso, a gente pensa quantos quartos tem que ter, se tem mobilia, fica sonhando (ou tendo pesadelos) com as fotos dos imóveis na internet, qual o bairro, mas valor que é bom: nada! Só olhamos o valor depois que achamos algo do nosso gosto, né? Se você já faz certo, você é abençoado.

Não definir o valor mínimo e máximo que você pode pagar vai te fazer perder muito tempo. E ainda corre o risco de comprometer muito mais da sua renda do que deveria. Isso gera um grande problema a longo prazo, junto com o risco de não conseguir pagar o aluguel.

 

Olhe esse artigo: O que decidir antes de procurar um imóvel para alugar, que eu te explico como definir esse valor do aluguel, a regra usada no mercado imobiliário e outros detalhes na hora de escolher.

Defina prioridades ao escolher um imóvel para alugarDefinindo prioridades!

Só depois que você tiver o valor definido, você vai pensar nos detalhes do imóvel, tipo, localização e tudo mais. Para essa segunda parte, eu tenho uma lista legal para você. Você vai fazer uma lista de prioridades e dividir em 3 partes:

  • Não pode faltar: aquilo que vai estragar a sua vida se não tiver;
  • Torna a minha vida mais fácil: coisas que vão te ajudar a economizar dinheiro ou tempo;
  • o que é negociável: coisas que você ficaria feliz de ter, mas que se não tiver, tudo bem. Pode até inserir itens da lista de coisas que vão tornar a sua vida mais fácil.

Quer um exemplo prático de como escolher um imóvel para alugar?

Se eu fosse me mudar hoje (lembrando que a situação é de pandemia, então o contexto mudou muito), a minha lista de prioridades está um pouco diferente das características do imóvel que alugo hoje. Algumas poucas coisas mudaram, mas vale o exercício.

Não pode faltar no meu imóvel hoje:

  • Precisa ser de aluguel direto com o dono.
  • Precisa ter geladeira, fogão, armários na cozinha e no quarto.
  • Ser um apartamento (tenho medo de morar em casas, até de condomínio);
  • Petfriendly (tenho um cachorro de pequeno porte e ele me acompanha em tudo);
  • 2 quartos (eu e o meu marido em trabalho remoto. Um escritório cai bem na necessidade);
  • Aquecimento à gás (gostamos de banho bem quente e em Curitiba isso faz diferença);

Torna a minha vida mais fácil:

  • Perto de uma praça ou que o condomínio tenha espaço pet (para o Baunilha passear);
  • Andar alto;
  • Com elevador;
  • Valor justo de condomínio;
  • Ser completamente mobiliado (todos os meus móveis ficaram no outro estado em que eu morava e seria um custo ter que comprar tudo novamente);
  • Região central (gosto de poder fazer o que preciso apenas caminhando);
  • Bem ventilado, com janelas para o Norte ou para o sul de Curitiba (por aqui pela região central venta mais na direção Norte-sul e às vezes na direção Sul-norte. Brisa agradável sempre);
  • Que bata sol no inverno, mas não no verão.

O que é negociável:

  • Churrasqueira;
  • 1 suíte;
  • Com sacada;
  • Perfil de condomínio para solteiros ou casal;
  • Espaço de festa no condomínio;
  • Piscina
  • Região central (gosto de poder fazer o que preciso apenas caminhando);
  • Ser completamente mobiliado (todos os meus móveis ficaram no outro estado em que eu morava e seria um custo ter que comprar tudo novamente);
  • Que bata sol no inverno, mas não no verão;
  • Ar condicionado.

 

Você vai ver que com essa lista você já tem várias coisas definidas como: tipo do imóvel, região, características do apartamento e características do condomínio. Cada pessoa vai preencher de forma muito diferente, de acordo com o estilo de vida e as prioridades.

E perceba que as suas prioridades podem mudar conforme a sua vida muda. E com isso, a forma de como escolher um imóvel para alugar também vai mudar. Por exemplo: Se eu morasse na minha antiga cidade, que é bem quente, o aquecimento à gás nem apareceria na lista. No entanto, um ar condicionado seria fundamental.

 

Comece a pesquisar

Agora, depois de fazer a sua lista, comece a pesquisa acessando um app de imóveis ou um site.

1 – faça a pesquisa colocando somente a faixa de valor e todos itens da sua lista. Você vai encontrar de primeira? Provavelmente não, mas isso já vai balizar o quão exigente você está sendo ou não.

2 – se não encontrou um imóvel, faça uma nova pesquisa tirando os itens que são negociáveis e mantendo o restante. Inclusive o valor. Esse não sai nunca!

3 – se ainda não encontrar nada, faça a pesquisa somente com os itens que precisam constar no imóvel.

4 – se depois disso você não encontrar, siga para um novo site e repita o processo.

Você deve estar pensando: nossa, mas vai dar um trabalhão! É, dá um trabalho procurar um imóvel, mas sem uma organização você vai perder bem mais tempo e correr mais risco de se arrepender depois. Assim, você faz uma busca sistemática e se não tiver naquele lugar, você rapidamente vai para o próximo.

 

E se você não encontrar um imóvel para alugar?E se você não encontrar?

Se depois de tudo isso, você ainda não encontrar um imóvel, (sim, pode acontecer), talvez seja necessário voltar para a lista. Veja se o valor que você pode pagar está de acordo com as suas exigências. Não se sinta mal por isso. Nem sempre a gente conhece a realidade do mercado imobiliário da cidade. Tudo muda de uma cidade para a outra e a gente acaba tendo que se adaptar à realidade daquele lugar. Então, volte para a lista e seja realista.

Espero que eu possa ter te ajudado a saber mais como escolher um imóvel para alugar. E lembre-se sempre, comece pelo valor e defina suas prioridades e as da sua família. Vai ficar mais fácil decidir entre as opções disponíveis.

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Wanessa Rengel

Author Wanessa Rengel

Sócia-fundadora e diretora de experiências da Mellro. Ela e o Osni (CEO) são inquilinos e também já foram proprietários de imóvel para alugar. Ao sentir na pele as coisas boas e difíceis do mundo imobiliário, decidiram criar uma ferramenta que facilitasse o aluguel direto com o dono e que permitisse o acesso a mais segurança, sem perder a liberdade.

Mais posts de Wanessa Rengel

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×