search

Blog da mell.ro

Garantias de aluguel

Depósito caução: o que é? Como funciona?

Garantias de aluguel

Depósito caução: o que é? Como funciona?

Por
04 de agosto de 20214 minutos de leitura1209 visualizações
Depósito caução de aluguel

Já falamos outras vezes sobre o aluguel com caução por aqui. Porém, é sempre importante reforçar este tipo de garantia e como fazê-la. Alugar diretamente com o proprietário está se tornando cada vez mais comum. E, dessa forma, são as próprias partes que precisam cuidar de pontos como a garantia. E, na maioria das vezes, escolhem o depósito caução. 

Da mesma forma, esse processo pode trazer algumas dúvidas durante o processo. Por isso, vamos tentar respondê-las aqui! Você vai saber mais sobre o que é o depósito caução, quais as vantagens dessa garantia, e como fazê-la. Acompanhe com a gente!

O que é o depósito caução

A caução de aluguel é uma das formas mais comuns de garantia imobiliária. Isto é, claro, quando estamos falando da relação entre inquilino e dono. 

Basicamente, o depósito caução serve para que o proprietário tenha um valor guardado para emergências com o imóvel. Isto é, se houver atraso no pagamento ou algum dano ao espaço, por exemplo. 

O depósito caução é pago pelo inquilino assim que o contrato é assinado. Geralmente, a garantia está descrita no documento. De acordo com a Lei do Inquilinato, o valor depositado não pode ser maior do que três mensalidades do aluguel.

Da mesma forma, a caução não precisa ser paga necessariamente em dinheiro. Podem ser utilizados outros bens materiais com o mesmo valor para a garantia. Porém, caso o inquilino opte pelo dinheiro, o proprietário precisa deixá-lo guardado em uma poupança. E não pode usar para fins que não sejam do imóvel. Quando o contrato de aluguel acabar o inquilino tem direito de recebê-la novamente. Inclusive com o valor de rendimentos em cima dela. Mas somente se o depósito não tiver sido utilizado.

Embora possa parecer um grande investimento, o depósito caução serve para evitar dores de cabeça. Primeiramente para o proprietário. Isto é, porque ele não vai precisar gastar. E, também, para o inquilino. Porque já vai ter esse valor reservado. E, caso ocorra tudo bem, ainda vai receber de volta os rendimentos.

Depósito caução de aluguel: vantagens

Vantagens do depósito caução para o inquilino

A princípio, o depósito caução pode parecer ser mais vantajoso para o proprietário. Mas também é muito bom para o inquilino. Confira algumas vantagens:

  • Mais tranquilidade: Pagando o depósito caução, o inquilino se preocupa menos com acidentes. Ou, então, se alguma emergência atrasar o pagamento do aluguel. Isso porque o proprietário já vai ter o valor reservado para isso.
  • Melhor relacionamento: Com o depósito pago, a relação entre ambas as partes será muito mais tranquila. Sem desconfianças e discussões. Sem dores de cabeça!

Vantagens do depósito caução para o proprietário

Da mesma forma, o depósito caução também é vantajoso para o proprietário, como já comentamos. 

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

  • Economia: o dono não precisa arcar com despesas desnecessárias. Embora seja sempre necessário fazer um reparo aqui ou ali. Porém, gastos acabam sendo cobertos com a caução.
  • Garantia: como o próprio nome diz, a caução traz menos preocupações. Por isso, se o interessado no imóvel estiver disposto a pagar o depósito, já é um bom sinal.

Depósito caução

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Por hoje é isso!

E então, conseguimos tirar as suas dúvidas? A gente espera que sim! 

De fato, o depósito caução é uma parte muito importante da dinâmica do aluguel. Assim como qualquer outra garantia. Serve para manter as duas partes mais tranquilas. E, também, cobrir danos ao imóvel. Por isso é tão necessário fazer esse investimento. Além disso, cuidar bem da propriedade é essencial! Afinal, qual inquilino não quer receber o depósito de volta no fim do contrato, não é mesmo?

Nos vemos em um próximo post. Até lá!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliária há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, fotografia, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados