Skip to main content

Blog da mell.ro

Lei do inquilinato

Direitos do inquilino no aluguel residencial

Lei do inquilinato

Direitos do inquilino no aluguel residencial

Por
24 de junho de 20205 minutos de leitura1208 visualizações
Direitos do inquilino no aluguel residencial

Você sabia que o inquilino tem alguns direitos obrigatórios? Desde a entrada até a saída do imóvel. Basicamente, tanto o dono do imóvel quanto o inquilino precisam saber desses direitos. Dessa forma a convivência fica muito mais fácil. Da mesma forma, pode se perceber se o contrato de aluguel está respeitando esses direitos. Então, ficou curioso? Saiba mais no post de hoje!

1 – Receber o imóvel em boas condições de uso

Primeiramente, o proprietário deve entregar o imóvel em boas condições. Para entender melhor como isso funciona, o JusBrasil separou alguns tópicos sobre as condições essenciais do imóvel. Basicamente, o imóvel precisa estar:

  • Sem vazamentos ou infiltrações;
  • Com encanamentos em bom estado, sem vazamentos;
  • Estrutura elétrica adequada e que não ofereça riscos;
  • Vidros e janelas sem riscos e que possam ser abertas e fechadas;
  • Boas condições dos armários, pisos, itens de decoração, pias, louças e vasos sanitários;
  • Pintura sem descascar, mofo ou rachaduras;
  • Revestimentos sem rachaduras, azulejos faltando ou com ausência de rejunte entre eles;

Tudo isso precisa ser feito antes que o inquilino se mude. Mas é importante conferir o contrato de aluguel. Isso porque as cláusulas do documento podem tirar essa obrigação das mãos do dono.

2 – Direito de acompanhar a vistoria

O inquilino pode acompanhar a vistoria do imóvel se quiser. Bem como, inclusive, filmar o processo. Depois, ele pode colocar o que foi filmado no contrato. Isto é, para comparar com o momento em que devolver o imóvel. 

3 – Direito a ter o valor da despesa extraordinária reembolsada

Segundo a Lei do Inquilinato, a despesa extraordinária é responsabilidade do proprietário. Dessa forma, o inquilino tem direito de receber de volta desse valor, caso apresente um comprovante de condomínio.

E o que são despesas extraordinárias?

A Lei explica melhor o que são essas despesas. Na quarta seção, artigo 22, o texto explica que são os gastos que não tem a ver com as despesas do dia-a-dia. Basicamente são gastos extras com o edifício. Ou seja, despesas extraordinárias são:

  • Obras de reformas ou reparos que interessem à estrutura do imóvel;
  • Pintura das fachadas e outros espaços;
  • Melhorias no edifício;
  • Indenizações pela dispensa de empregados antes do início do aluguel;
  • Instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer;
  • Despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum;
  • Constituição de fundo de reserva.

 

Um dos direitos do inquilino no aluguel residencial é o de preferência de compra

4 – Direito de preferência na compra do imóvel

Sempre que o proprietário quiser vender o imóvel, o inquilino tem preferência na compra. Ou seja, ele tem que ser o primeiro a saber. Além disso, é necessário informá-lo através de uma notificação. Pode ser judicial ou extrajudicial. De modo geral, o importante é garantir que o inquilino fique sabendo.

Da mesma forma, o morador também precisa saber outras coisas sobre a venda. Isto é, o preço, a forma de pagamento, etc. Se o inquilino não quiser comprar, o dono pode buscar outros interessados. Porém, o inquilino precisa dar uma resposta até 30 dias depois de ficar sabendo da venda.

5 – Direito de não pagar multa de rescisão caso:

Seja transferido de local pela empresa onde trabalha:

Se o inquilino precisar se mudar do imóvel contra a própria vontade, não precisa pagar a multa. Por exemplo, quando for transferido pela empresa. Para isso, é necessário apresentar um documento comprovando a situação. E, também, avisar com 30 dias de antecedência sobre a saída do imóvel.

O proprietário descumpra o contrato de aluguel:

Quando o proprietário quebra o contrato, o inquilino não precisa pagar a multa. Nesse sentido, encerrar o contrato é a única opção. Ou seja, ler atentamente o documento antes de assinar é essencial.

Veja nosso artigo sobre: Rescisão de contrato de aluguel residencial pelo locatário

 

Um dos direitos do inquilino no aluguel residencial é ter os recibos de quitação do aluguel e outros encargos

6 – Direito aos recibos de quitação dos aluguéis e outros encargos pagos

Igualmente, existem direitos para quando o aluguel acaba. O inquilino pode pedir um comprovante de que não está devendo nada para o dono. Dessa forma, ele não vai precisar ser cobrado.

De modo geral, é sempre importante procurar conhecer os direitos do inquilino. Muitas vezes o inquilino assina contratos que acabam prejudicando o aluguel. Então, um advogado pode ajudar.

 

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Wanessa Rengel

Author Wanessa Rengel

Sócia-fundadora e diretora de experiências da Mellro. Ela e o Osni (CEO) são inquilinos e também já foram proprietários de imóvel para alugar. Ao sentir na pele as coisas boas e difíceis do mundo imobiliário, decidiram criar uma ferramenta que facilitasse o aluguel direto com o dono e que permitisse o acesso a mais segurança, sem perder a liberdade.

Mais posts de Wanessa Rengel

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×