Skip to main content

Blog da mell.ro

Contrato de aluguel

O que é um contrato sem garantia?

Contrato de aluguel

O que é um contrato sem garantia?

Por
08 de setembro de 20216 minutos de leitura1347 visualizações
Contrato de aluguel sem garantia

Você que é leitor do blog da Mellro já está careca de saber porque um contrato de aluguel é importante, certo? E, se ainda não sabe, deveria! De fato, são vários os motivos pelos quais esse documento precisa estar bem estruturado. E um desses itens importantes é a garantia. Afinal, ela pode ser muito útil para o dono do imóvel. Mas você sabia que é possível fechar um contrato sem garantia?

Isso mesmo! Em alguns casos, o inquilino e o proprietário não veem necessidade de colocar uma garantia no contrato. Basicamente isso é comum em negociações direto com o dono. Porém, esse assunto pode levantar algumas dúvidas. Dessa forma, vamos tentar te explicar como esse contrato funciona. Vem com a gente!

Como assim, contrato sem garantia?

Para algumas pessoas o conceito de contrato sem garantia pode parecer maluco. Mas calma, a gente vai explicar. Em síntese, a garantia serve para deixar ambas as partes mais seguras durante a negociação. Mas principalmente para que o proprietário tenha uma reserva para emergências.

Contudo, quando a negociação é feita diretamente com o dono, nem sempre isso é necessário. Pode acontecer de as duas partes se conhecerem há algum tempo, por exemplo. E, pela confiança, optarem por não fazer uma garantia. Apesar de parecer uma ideia um tanto quanto sem sentido, há, sim, motivos plausíveis para essa escolha.

Vantagens do contrato sem garantia

Primeiramente, vamos falar sobre duas vantagens de optar pelo contrato sem garantia.

  • Fica mais fácil de despejar: O proprietário está protegido pela Lei do Inquilinato neste caso. Ou seja, sem a garantia, pode despejar o inquilino do imóvel sem grandes dificuldades caso haja atraso no pagamento ou dano ao imóvel.
  • Economia para o inquilino: Já para o inquilino é bom não ter uma garantia em contrato. Isso porque ele não vai precisar ter esse gasto extra quando for alugar o imóvel. Já que, muitas vezes, o valor da garantia pode ser parcelado durante o aluguel e representar um aumento na mensalidade.
  • Cobrança adiantada: O caso é diferente do contrato com garantia, que impede a cobrança adiantada. Ou seja, o proprietário pode pedir para que o inquilino pague uma mensalidade antes de começar a morar no imóvel.
  • Sem confusões na hora de entregar o imóvel: Em síntese, como não há garantia, o inquilino e o proprietário não se incomodam com nenhuma devolução de quantia. Já que é comum encontrar casos de donos que não sabiam da obrigação de devolver o valor da garantia ao fim do contrato.

Desvantagens do contrato sem garantia

Desvantagens do contrato sem garantia

Da mesma forma, como nem tudo são flores… Também vamos listar uma das desvantagens de fechar um contrato de aluguel sem garantia.

  • Sem reservas para emergência: caso o inquilino atrase pagamentos ou cause algum dano ao imóvel, o dono não vai ter como reparar. Quer dizer, até vai, mas será um prejuízo para ele. Já que terá que tirar o dinheiro do próprio bolso.
  • Imprevistos não podem acontecer: basicamente, se o inquilino tiver algum problema financeiro, será uma péssima notícia. Isso porque, sem a garantia, ele não terá uma reserva para continuar pagando o aluguel enquanto não se reestabelecer.

Por que optar pelo contrato sem garantia?

Isso significa, então, que é melhor optar pelo contrato sem garantia em um aluguel?

Às vezes, sim. Principalmente se a relação entre inquilino e proprietário seja de extrema confiança. Mas, mesmo nessa situação, é ponderável. A garantia, como o próprio nome diz, dá segurança para ambas as partes. Previne prejuízos. Cobre danos e atrasos. E cultiva uma relação mais saudável.

É, sim, um valor a mais a ser pago pelo inquilino. Porém, não se compara ao prejuízo que pode vir se não houver garantia. Por outro lado, você pode ver que há, sim, vantagens em não ter a garantia. 

Quando optar pelo contrato sem garantia?

Bom, mas afinal, em que situações se recomenda utilizar um contrato sem garantia? Existem, sim, casos nos quais o contrato sem garantia pode ser mais indicado. Conheça alguns!

  • Contratos curtos: se o contrato está previsto para ter um prazo curto, como 6 ou 12 meses, o contrato sem garantia é uma boa opção. Porque, com menos tempo de contrato, as chances de algum imprevisto acontecer são menores.
  • Inquilino conhecido: quando o inquilino e o dono se conhecem, optar pelo contrato sem garantia também é vantajoso. 
  • Inquilino com estabilidade: ou seja, se o inquilino tem um emprego fixo ou uma renda estável. Dessa forma, se precisar, não vai deixar o dono na mão.
  • Quando o dono tem advogado: de modo geral, o advogado pode atender o cliente de forma rápida se algum imprevisto acontecer. Uma empresa de assessoria jurídica também é uma boa opção. 

Vantagens do contrato sem garantia

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Por hoje é isso!

Em síntese, era isso que tínhamos para falar sobre contrato sem garantia. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas! Também esperamos te ver em breve por aqui, como nosso cliente. Usufruindo sempre das nossas ferramentas de aluguel. E cultivando uma ótima relação imobiliária!

Fique por dentro do nosso blog para receber mais posts como este. E acompanhe as nossas redes sociais também! Até a próxima.

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×