Como fazer mudança na pandemia
Por Liara Nadolny PrzysiadaQuando trata-se de mudança de imóvel é evidente que toda a burocracia e organização gerarão uma preocupação. E, em tempos de pandemia, o medo e os cuidados vêm em primeiro lugar, podendo aumentar ainda mais a inquietude. Um passo a passo é sempre bem-vindo quando trata-se de algo novo e que demanda muita atenção e planejamento. Por isso, nada melhor do que uma mãozinha para se preparar e garantir a saúde e o bem-estar de toda a família. Vem com a gente aprender a como fazer mudança na pandemia de uma maneira mais segura!
Primeiros passos
Primeiramente, é importante organizar todas as etapas da mudança, além de tudo que será necessário para realizá-la. Ou seja, é preciso se programar e não deixar de lado as precauções contra o coronavírus. De início, será necessário encontrar os imóveis e marcar as visitações. Você pode ver mais detalhes sobre esses passos clicando aqui. Após fazer a análise e escolha do imóvel, podereá partir para as próximas etapas. Vejamos:
1 – Burocracia e definição da data da mudança
Assim que a escolha do imóvel é feita, é necessário informar ao proprietário do imóvel a decisão. Se você já mora em um imóvel alugado, também será preciso dar o aviso de saída ao proprietário. Esse aviso deve acontecer, no mínimo, 30 dias antes da saída oficial, para então seguir com o processo de encerramento do contrato e vistoria de saída. Após a assinatura do novo contrato, já será possível realizar o agendamento da mudança para o novo imóvel.
2 – Preparativos para a mudança
Nesta etapa é necessário realizar outro planejamento até a data da mudança, ou seja, o empacotamento dos pertences, o transporte, a precaução…
Para as caixas de papelão, você poderá recolher várias em lojas e supermercados. Mas é importante que você possua caixas o suficiente para transportar tudo. Além disso, há também lojas de materiais reciclados que vendem caixas de papelão. Lá, você consegue comprar várias de tamanhos e espessuras diferentes por um preço acessível. É também uma super ação para ajudar a economia local! Ah, e não esqueça das fitas adesivas para fechar as caixas. Lembre-se também de escrever o que tem dentro para uma melhor organização depois!
Atenção! Ao trazer as caixas para a sua casa, não esqueça de fazer uma higienização adequada. O ideal é espirrar álcool líquido 70% com um borrifador por dentro e por fora. Mas caso isso não seja possível, deixe-as isoladas por no mínimo 24 horas antes de utilizá-las. Lave bem as mãos e utilize álcool ao entrar em contato com o material sem higienização ou sem quarentena!
Para o empacotamento, tenha em mente que os diferentes itens demandam diferentes caixas, então aqui vão as dicas:
- Para roupas e sapatos as caixas maiores funcionam! Apesar de fazerem peso, as caixas maiores suportam esses materiais. Mas lembrando que não é viável pegar uma supercaixa e querer colocar tudo lá dentro! Por isso, tenha moderação e pense que, caso você precise transportar em um carro ou havendo poucas pessoas para lhe ajudar, caixas menores serão mais eficientes;
- Para itens frágeis como pratos, copos, xícaras, itens de decoração etc., caixas menores e mais reforçadas são ideais. É igualmente legal adicionar um símbolo para indicar qual o lado da caixa deve ficar para cima;
- Para livros, itens pesados e pacotes que tenham pesos consideráveis, como alimentos não perecíveis, também demandam caixas menores e mais reforçadas. No entanto, para itens menores, caixas menores e menos reforçadas são o suficiente;
- Alimentos que são perecíveis e que demandam refrigeração, o certo é levar em sacolas de compras e caixas de isopor.
Nesse sentido, lembre-se de começar o empacotamento das coisas que menos usa para as coisas que mais usa. Além disso, deixe as comidas e itens como os de higiene para a noite anterior ou para o dia da mudança.
Já para o transporte:
É necessário combinar com a pessoa ou com o serviço de transporte a data e o horário corretamente. Caso você opte por fazer por conta, lembre-se que provavelmente não conseguirá levar todos os pertences de uma vez só. A dica é levar primeiro as coisas mais pesadas, pois no final do dia, as mais leves serão mais fáceis de transportar!
Lembre-se de sempre utilizar máscara no período de transporte, bem como exigir que todos os envolvidos também utilizem. A máscara deve ser trocada a cada 2 horas ou quando já estiver úmida.
O recebimento das chaves é de acordo com o que foi combinado com o proprietário do imóvel. Pode ser após o pagamento da caução de aluguel ou, então, no próprio dia da mudança. Contudo, se puder recebê-las um pouco antes do momento da mudança, é o ideal! Antes do transporte, caso possível, vá até o imóvel para fazer uma higienização do ambiente, principalmente dos ambientes compartilhados, como banheiros e cozinha.
3 – Pós-mudança;
Seus materiais foram expostos a diversos fatores e um deles pode ser o coronavírus! Por isso, fique atento:
- Materiais como plásticos e aço inoxidável podem manter o coronavírus vivo por até 72 horas, 24 horas em papelão e 4 horas em superfícies de cobre;
- Prefira colocar as caixas de papelão em apenas um cômodo, principalmente se puder ser em um quarto que dê para fechar e isolar. Deixe-as isoladas por no mínimo 24 horas após a mudança caso não seja possível a esterilização;
- Ao entrar em contato com os itens transportados, faça a higienização das mãos devidamente;
- Prefira o borrifador para fazer a esterilização dos itens ou um pano com álcool 70%;
- Evite sentar nos sofás e camas durante o período de mudança;
- Traga as crianças e pets por último ou, se possível, no dia seguinte ou após a limpeza e esterilização dos ambientes e itens;
- Para evitar contato com o vírus, deixe os pets isolados em um cômodo até a esterilização dos ambientes e itens;
- Prefira fazer higienizações mais intensivas em móveis como sofás, camas, cortinas, mesas e cadeiras que já estejam no imóvel, principalmente se foram usados recentemente, assim como os móveis que foram transportados;
- Se possível, lave os alimentos e utensílios logo após a mudança e antes de utilizar e consumir;
- Faça uma limpeza em armários, vasos sanitários, maçanetas e pias. Ainda também nos controles remotos e demais áreas caso tenham sido utilizados recentemente.
É necessária muita atenção durante todo esse período por conta da contaminação, então lembre-se sempre:
- Utilize álcool em gel ou líquido em borrifador sempre antes e após das visitações;
- Use máscaras adequadas que protejam o rosto devidamente e troque-as a cada duas horas ou conforme umedecer;
- Evite apertos de mão e mantenha o distanciamento social;
- Não toque em lugares desnecessários durante as visitações, como balcões, mesas, cadeiras etc.;
- Poupe utilizar banheiros durante as visitações;
- Não coloque as mãos no rosto, cabelos e braços;
- Se puder, não leve as crianças junto às visitações;
- Tire as roupas e sapatos antes de entrar em casa;
- Não tenha contato com idosos, pessoas dos grupos de risco e evite demais aglomerações durante e após o período de visitação e mudança.
Todo cuidado é pouco. Contudo, é possível fazer uma mudança de imóvel durante o período atual, porém sempre respeitando as medidas de prevenção e as leis de cada estado. Tenha em mente que assim como você e sua família podem contrair a COVID-19, também podem disseminar às outras pessoas!
Gostou desse conteúdo? Continue de olho em nossas redes sociais para receber mais informações e dicas sobre o universo imobiliário!
Saiba mais sobre o que a Mellro tem a oferecer clicando aqui.