Skip to main content

Blog da mell.ro

Atrasos no Aluguel

Inquilino com aluguel atrasado: o que fazer 

Atrasos no Aluguel

Inquilino com aluguel atrasado: o que fazer 

Por
16 de fevereiro de 20224 minutos de leitura658 visualizações
Inquilino com aluguel atrasado: o que fazer 

O atraso no aluguel é um inconveniente que, infelizmente, é comum nessas relações. Afinal, existem vários motivos que podem causar essa falta de pagamento. Mas muitos proprietários não sabem o que fazer com um inquilino com aluguel atrasado. Então, é sobre isso que vamos falar hoje.

Embora o motivo pelo qual o inquilino está com o aluguel atrasado possa ser compreensivo… No final das contas, o proprietário ainda precisa receber. E, para isso, existem algumas soluções. De modo geral, o atraso pode gerar uma multa e até justificar despejo. Você pode ler mais sobre isso no nosso blog. Mas, por hoje, vamos entrar mais no assunto  do que fazer com o atraso no pagamento!

 

Inquilino com aluguel atrasado

Em primeiro lugar, vamos entender os motivos do inquilino com aluguel atrasado. De modo geral, podemos listar três causas principais para essa falta de pagamento.

1 – Problemas financeiros: A gente já falou aqui no blog antes. Uma das causas mais comuns para atraso de aluguel é o inquilino simplesmente não ter aquela quantia. Seja por desemprego, uma conta hospitalar inesperada… Nesse caso, é possível negociar para que a dívida seja paga em parcelas mais leves.

2 – Desatenção: Outra causa comum para o atraso na mensalidade pode ser uma mera desatenção. Sim, o inquilino pode ter se esquecido de pagar o aluguel! Assim, uma solução é o proprietário enviar lembretes antes do vencimento da parcela para que isso não aconteça.

3 – Descontentamento com o imóvel: O inquilino pode estar usando o atraso no aluguel como uma forma de “protesto”. Ou seja, como uma forma de chamar a atenção do proprietário para mostrar que está descontente. Então, nesse caso, recomendamos que haja conversas periódicas entre as duas partes para avaliar como está o aluguel.

O que fazer: Aluguel atrasadoAtrasos na Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato tem algumas partes que deixam claras as consequências para o inquilino com aluguel atrasado. Uma delas está no Artigo 9. Esse artigo fala sobre os motivos pelos quais o aluguel pode ser desfeito. E um deles é a falta de pagamento da mensalidade. 

O artigo 59 também fala sobre isso. Nesse caso, o dono pode pedir que o imóvel seja desocupado em 15 dias. Entre os motivos, está a falta de pagamento.

Porém, é claro que o despejo não é a única solução nesse caso. O proprietário pode escolher, também, por aplicar uma multa. Dessa forma, o inquilino fica devendo a mensalidade atrasada e mais uma taxa pela falta de pagamento. Definir o valor da multa é algo que varia muito de caso para caso. 

Também é possível utilizar a garantia do contrato. Isto é, nos contratos que incluem garantias. O proprietário pode usar o valor que está reservado para cobrir a dívida. Nesse caso, assim, quando o morador pagar a mensalidade atrasada, vai ter que repor a garantia também.

Aluguel Garantido: o fim do inquilino com aluguel atrasado

Para evitar as multas, a dor de cabeça e a burocracia que envolve um despejo… A Mellro tem uma solução desenvolvida especialmente para situações como essa. Pensamos na relação entre morador e proprietário. E como poderíamos resolver os conflitos que surgem a partir de um inquilino com aluguel atrasado. Dessa forma, então, nasceu o Aluguel Garantido. Um plano da Mellro para acabar com os atrasos e cultivar um aluguel bem mais tranquilo.

Quer entender melhor como funciona o Aluguel Garantido? 

Para contratar o plano é muito fácil. Basta passar pela nossa análise de crédito, que leva em consideração vários critérios. Se o morador for aprovado, ativamos o plano. Assim, a partir daí, todos os meses a Mellro vai enviar um boleto direto para o inquilino. É o pagamento da mensalidade. Mesmo que ele não consiga pagar, o proprietário vai receber o valor. Isso porque nós cobrimos a parcela. Então, depois vamos negociar a dívida com o inquilino. 

Além disso, o Aluguel Garantido tem outras vantagens. Como:

  • Emissão de contrato digital com assinatura eletrônica;
  • Emissão automática de boleto

Então, ficou curioso? Acesse a página do plano no nosso site e saiba mais! 

Evite atrasosConheça a Mellro

A Mellro é uma garantidora que busca trazer soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais descomplicado possível! Trabalhamos com aluguel de uma forma simples e segura. Temos o Aluguel Garantido, que é um plano com garantia de pagamento  e contrato incluso. 

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mellro funciona. Conheça as ferramentas que desenvolvemos para deixar o seu dia a dia mais simples na hora de alugar!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×