Como alugar um imóvel com segurança?
Por Jessica HorrAlugar um imóvel é algo que depende de duas partes. O futuro morador precisa mostrar interesse naquele espaço. Porém, o dono do imóvel também tem que anunciá-lo e escolher o inquilino. Para que todo esse processo seja feito de forma segura e eficaz, existem alguns cuidados que podem ser tomados. Por isso, hoje vamos falar sobre como alugar um imóvel com segurança.
De modo geral, a segurança na hora de alugar um imóvel está na atenção aos detalhes. Esse é um tipo de relação muito séria. Dessa forma, escolher o inquilino certo, saber da legislação e procurar formas de garantia são coisas essenciais. Mas não para por aí. Quer saber um pouco mais sobre isso? Acompanhe com a gente!
Saiba como alugar um imóvel com segurança
Para alugar um imóvel com segurança, o primeiro passo é atrair os interessados da forma certa. Isso se faz com um anúncio, sobre o qual vamos falar logo abaixo. Depois de escolher o futuro morador daquele espaço, é hora de definir algumas coisas muito importantes. O aluguel terá quanto tempo? Será feito um contrato? O inquilino quer pagar uma garantia de caução? Qual tipo de garantia serve melhor para essa situação? Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas.
Muitas vezes o proprietário acaba se envolvendo em problemas quando aluga o imóvel. E então, o que era para ser uma renda extra acaba se tornando uma dor de cabeça. Porém, isso acontece, em muitos casos, porque o dono do imóvel não toma cuidado ao escolher o inquilino. Assim, acaba alugando o imóvel para alguém que não vai cuidar do espaço, que pode atrasar os pagamentos… Então, para evitar isso, separamos quatro cuidados que você pode tomar nesse momento.
1 – Anuncie o imóvel em plataformas seguras
Em primeiro lugar, como falamos, é necessário anunciar o imóvel. Nessa hora, a nossa recomendação é procurar plataformas que sejam seguras. Você pode anunciar pela Mellro, de forma gratuita, e ter o seu imóvel aparecendo na OLX, Zap Imóveis e Viva Real. Tudo ao mesmo tempo.
A gente utiliza essas plataformas e te encorajamos a conhecê-las. Isso porque são sites que se importam com a segurança do anunciante. Assim, ao conversar com os interessados sempre pelo chat da plataforma, fica muito mais fácil resolver conflitos quando for necessário. Por isso, divulgue o seu imóvel em lugares que vão te dar suporte!
2 – Após escolher o inquilino, defina pontos importantes
Bom, agora você já escolheu o seu inquilino. Está feliz da vida por ter conseguido alugar o imóvel e não vê a hora de começar a receber a nova renda. Mas não para por aí. Agora que o futuro morador fechou o negócio com você, existem alguns pontos indispensáveis do aluguel para resolver.
Um dos mais importantes deles é o contrato. Você pode ter um ou não no aluguel. A recomendação da Mellro é que exista, sim, esse documento. Afinal, é uma forma escrita de garantir os direitos das duas partes.
Além de ter um contrato, é importante que ele seja bem feito. Na Mellro, temos planos e ferramentas que incluem um contrato de aluguel digital. Ele é revisado por uma empresa de advocacia imobiliária e é 100% livre do “juridiquês”, aquela linguagem difícil de entender.
Após o contrato, é interessante saber quanto tempo vai ter o aluguel. Seis meses? Um ano? Trinta meses? Defina isso com o inquilino, porque é algo que precisa estar no contrato que vai ser assinado.
3 – Caso opte por uma garantia, faça a escolha certa
A garantia no aluguel não é obrigatória. Pode-se optar por um contrato sem garantia. Porém, assim como o contrato, é uma maneira interessante de aprimorar a relação de aluguel.
Então, se você optar por uma garantia, escolha a que mais serve para a sua situação. Existem vários tipos de garantia para aluguel e de pagamentos. A Mellro, por exemplo, tem o Aluguel Garantido, um plano que evita completamente atrasos na mensalidade. Você pode conhecer um pouco mais sobre esse plano acessando o nosso site.
E se você costuma usar a caução de aluguel, também pode ser uma boa opção. Nesse caso, a Mellro tem uma solução desenhada para você, que se chama Aluguel Prático. Saiba mais sobre ele visitando nosso site ou conversando com a gente por WhatsApp.
4 – Mantenha uma boa relação com o inquilino
Por último, mas não menos importante, é imprescindível manter uma boa relação com o seu inquilino. É claro que os cuidados com a segurança do aluguel não acabam por aqui. Mas essas quatro dicas são um bom começo.
Manter uma boa relação com o inquilino começa desde o momento em que o aluguel é iniciado. Afinal, é a partir daí que você conhece melhor o morador. Porém, ter uma relação amigável é importante para evitar conflitos. Isso se manifesta na comunicação verbal, via mensagens ou ligações, etc.
De modo geral, evite brigar com o inquilino. Resolver as situações de forma não violenta é a melhor opção para as duas partes.
Conheça a Mellro
Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis!
A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.
A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel.
Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.
Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!