search

Blog da mell.ro

Anunciar imóveis

Como alugar um imóvel por conta própria?

Anunciar imóveis

Como alugar um imóvel por conta própria?

Por
23 de março de 20226 minutos de leitura338 visualizações
Como alugar um imóvel por conta própria?

Alugar um imóvel por conta própria vem se tornando uma opção cada vez mais popular. Sim, as imobiliárias ainda têm muita força na hora de fazer a gestão de um imóvel. Porém, com várias ferramentas disponíveis na internet, os proprietários acabam por fazer esse processo por conta própria. Então, como não há nenhuma obrigação de envolver uma empresa no aluguel, tudo fica mais simples.

Contudo, ainda existem algumas dúvidas sobre esse assunto. Muita gente tem medo de alugar por conta própria por achar que não é um processo seguro ou simples. Mas é completamente o contrário disso! Hoje a gente vai mostrar como alugar diretamente com o dono é fácil. E também é vantajoso! Então, quer entender melhor? Confira o material que a gente separou.

 

É seguro alugar um imóvel por conta própria?

Em primeiro lugar, vamos responder a pergunta mais comum. Afinal, é seguro alugar um imóvel por conta própria?

Sim! Em síntese, esse é um processo completamente seguro. Isto é, quando feito da forma correta, com paciência e dedicação. Ou seja: por se tratar de um acordo entre duas partes, seja ele verbal ou escrito, o proprietário pode ficar tranquilo. 

Há um pensamento de que o dono só vai estar seguro se depender de uma imobiliária. E, na verdade, isso não faz sentido. O proprietário está protegido pela lei. Mesmo quando ele faz todo o aluguel por conta própria.

Porém, é importante alugar com cuidado. Por isso, vamos falar sobre alguns pontos que o proprietário precisa prestar atenção. Desde a hora de divulgar o imóvel até assinar o contrato com o inquilino. 

Divulgue o seu imóvel nas melhores plataformas

O primeiro passo para alugar um imóvel por conta própria é divulgá-lo. E existem vários lugares para fazer isso. 

Para anunciar um imóvel, o proprietário precisa providenciar detalhes importantes. Assim, fotos e vídeos do espaço são essenciais. Quanto mais o interessado ver do imóvel, melhor. Afinal, é assim que ele vai decidir se quer alugar ou não. Uma boa descrição escrita também faz toda a diferença. Com detalhes sobre os cômodos, o prédio (se for o caso) e até mesmo o bairro. 

Mas vamos voltar às plataformas de anúncio. Algumas das que a gente indica são:

  • Mellro (sim, a gente também divulga imóveis!).

É importante escolher plataformas confiáveis para divulgar o seu imóvel. O Facebook Marketplace é outra opção interessante. De modo geral, anuncie em lugares que vão aumentar as suas chances de chegar em vários interessados.

 

Tenha um contrato de aluguel bem estruturado

Contrato de aluguel não é um assunto novo aqui no nosso blog. Temos artigos que falam sobre esse tópico e abordam a importância de ter esse documento. Então, para quem vai alugar um imóvel por conta própria, faz muito sentido entender como um contrato funciona. Ou pelo menos o básico.

O proprietário pode optar por ter ou não um contrato de aluguel. Tudo depende da relação que vai ter com o inquilino. Porém, quase sempre é mais indicado ter um documento oficializando o aluguel.

Então, recomendamos que o contrato de aluguel tenha algumas características, como:

  • Linguagem simples de entender, para que ambas as partes não tenham dúvidas
  • Seja acessível, ou seja, esteja hospedado em um lugar de fácil acesso;
  • Inclua todas as cláusulas necessárias de acordo com a Lei do Inquilinato;
  • Seja revisado por um profissional da advocacia.

A Mellro oferece planos com um contrato de aluguel incluso. É um documento que inclui todas essas características, além de ter assinatura eletrônica.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Faça entrevistas e visitas com os candidatos a inquilino

Depois de anunciar o imóvel, vários interessados vão entrar em contato com você. Então, será necessário fazer uma seleção de quem você acredita se encaixar nos critérios para ser seu inquilino. 

Uma das formas de escolher o morador é através de entrevistas. Afinal, o inquilino terá uma relação direta com você. Então, de certa forma, é necessário conhecê-lo, não é mesmo?

Outra coisa interessante de se fazer é marcar visitas no imóvel. Os interessados provavelmente vão querer conferir como o espaço é pessoalmente. Por isso, recomendamos fortemente que você combine horários para mostrar o imóvel.

 

Vantagens de anunciar

Avalie a possibilidade de pagamento

Para se sentir mais seguro na hora de alugar sozinho, você pode pedir algumas comprovações para o interessado em alugar o imóvel. Saber a renda mensal total dos novos moradores é um bom começo. O ideal é que essa renda mensal seja, no mínimo, 3 vezes o valor total do aluguel (aluguel + taxas).

Apesar disso, a renda mensal pode não refletir a capacidade de pagamento, pois o seu inquilino pode ter o hábito de comprometer muito a sua renda. Ou seja, ele pode ser uma pessoa que compra muitas coisas parceladas, pode ter empréstimos altos. Mas isso não precisa ser um empecilho para alugar sozinho.

Há lugares em que você pode fazer uma análise do CPF do interessado. Isso ajuda muito na hora de evitar golpes, já que você pode ver se o CPF está ativo, a pontuação e probabilidade de inadimplência.

 

Garantias de aluguel ou de pagamento

Você pode optar por usar uma garantia de aluguel, como caução em dinheiro, fiador, seguro-fiança. A garantia ajuda você em caso de inadimplência ou danos no imóvel causados pelo inquilino. Veja mais sobre isso na nossa categoria especial de artigos sobre garantias.

E há também uma novidade que lançamos no mercado de aluguel direto: aluguel garantido. O aluguel garantido é uma garantia de pagamento, que evita que haja atrasos no aluguel. Além disso, inclui uma análise financeira para que você possa fechar negócio com um bom inquilino. Antigamente, o aluguel garantido só existia na imobiliária, mas agora pode ser usado por pessoas como você, que deseja alugar direto, sem intermediários. Saiba mais falando com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp.

Conheça a Mellro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados