Skip to main content

Blog da mell.ro

Destaque

Aluguel sem contrato: como funciona?

Destaque

Aluguel sem contrato: como funciona?

Por
13 de julho de 20234 minutos de leitura123 visualizações

O aluguel sem contrato é uma prática relativamente comum quando se fala de aluguel direto com o dono. Em síntese, é quando o dono aluga o imóvel para o inquilino sem assinar nenhum tipo de contrato escrito. Dessa forma, todos os direitos e deveres, além das obrigações legais, ficam somente verbalizadas. Então não é a forma mais segura de alugar um imóvel.

De fato, a flexibilidade pode parecer interessante com um aluguel sem contrato. Porém a falta de segurança e garantia nessa modalidade são perigosos demais para não buscar um documento assinável.

Neste artigo, vamos explicar o que é um aluguel sem contrato e por que essa prática não é a mais recomendada em alugueis residenciais direto com o dono. Além disso, vamos responder perguntas como:

  • O que acontece se não tiver contrato de aluguel?
  • Fiz um aluguel sem contrato, e agora?
  • Qual a alternativa para um aluguel sem contrato?

Acompanhe com a gente!

Se quiser ouvir a versão em áudio, dê o play abaixo:

O que acontece se não tiver contrato de aluguel?

Para começar, a ausência de um contrato de aluguel pode ser sinônimo de uma série de problemas e prejuízos, tanto para o dono do imóvel quanto para o inquilino. Isso porque todas as partes envolvidas ficam desprotegidas e não terão nenhuma forma de comprovar o aluguel e as pendências em caso de conflito.

Então, se acontecer algum caso de abuso ou desrespeito, vai ser muito mais difícil de resolver. Ainda sim, não é impossível. Outros comprovantes podem ser usados na justiça, como conversas via e-mail e Whatsapp, por exemplo. O problema é a subjetividade dessas “provas”.

A falta de um contrato escrito pode causar inúmeras dores de cabeça, como:

  • Atrasos no aluguel;
  • Prejuízos no imóvel;
  • Inadimplência do inquilino;
  • Abandono do aluguel.

As brechas que a falta de um contrato escrito deixam são muito mais perigosas do que a facilidade que não precisar imprimir um documento trazem. Além disso, atualmente existem várias alternativas para quem não quer ter um contrato físico

Alternativas para o aluguel sem contrato

A melhor alternativa para não precisar ter um aluguel sem contrato é buscar um modelo pronto para assinar. Felizmente, a internet está cheia de opções para quem quer alugar da forma certa! 

De modo geral, ter um contrato vai trazer inúmeras vantagens para o aluguel. Quando as duas partes assinam o documento, estão concordando em zelar pela relação entre dono e inquilino. Enquanto um oferece o imóvel pronto para morar, o outro garante que vai pagar em dia e cuidar do espaço enquanto estiver ali.

Além disso, a Mell.ro – que é uma garantidora de pagamento de aluguel – oferece uma plataforma que já inclui um contrato pronto para ser assinado eletronicamente. Ele é fácil de entender, tem todas as cláusulas necessárias e não precisa ser impresso. A assinatura é feita 100% online, em menos de 10 minutos. É rápido, prático e ainda contribui com o meio ambiente!

Aluguel com contrato incluso na Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Leia mais sobre aluguel e outros temas

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender por que não ter um aluguel sem contrato! Se mesmo assim você ainda tiver ficado com alguma dúvida, navegue pelo blog da Mell.ro! Temos uma imensidão de conteúdos sobre esse e outros assuntos parecidos que com certeza vão te ajudar. 

Aqui estão alguns dos nossos melhores artigos sobre esse tema:

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Entre na conversa 2 comentários

  • Jucilene Moreira disse:

    Oi boa tarde moro em uma casa 16meses agorafobia a dona imóveis vendeu a casa quais os meu direitos estou em dia com o aluguel água e luz eu não tenho contrato por favor me responda obrigada

    • Jessica Horr disse:

      Olá, Jucilene! Se a dona da casa não te ofereceu o imóvel para compra ou não deu os 30 dias de aviso para você desocupar a casa, você pode entrar com uma ação judicial. Como você não tem contrato, pode usar outros comprovantes que ajudem a provar que você foi inquilina nesse período.

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×