Skip to main content

Blog da mell.ro

Contrato de aluguel

Assinatura eletrônica: como usar para facilitar o aluguel?

Contrato de aluguel

Assinatura eletrônica: como usar para facilitar o aluguel?

Por
12 de maio de 20236 minutos de leitura222 visualizações
Pessoa assinando documento online

Burocracia e fila de cartório são coisas do passado! Além de serem estressantes, processos como esse ocupam tempo e dinheiro. Por isso a assinatura eletrônica está cada vez mais popular em diversos segmentos do mercado! 

E com os contratos imobiliários não é diferente. Então, nesse artigo, a gente vai te explicar o que é a assinatura eletrônica e como ela pode facilitar o processo de alugar um imóvel. Vem com a gente!

O que é a assinatura eletrônica?

Você já conhece todo o trâmite de assinar um contrato do jeito tradicional, certo? Imprimir o documento, ler, assinar e rubricar todas as folhas, escanear ou levar em um cartório, esperar horas para resolver tudo… Cansa só de pensar. 

Por muito tempo, esse era o único método de assinar documentos e ter um contrato válido para o aluguel residencial. Hoje, porém, não é mais necessário depender de todos esses passos! Ter um contrato assinado pode levar menos de dez minutos. 

Em síntese, a assinatura eletrônica consiste em eliminar a necessidade de qualquer tipo de impressão e rubrica física no contrato. A validação dos dados e da veracidade do documento é feita de forma digital, através de uma verificação de segurança. Ou seja: é como assinar o contrato sem ter que assinar. Dessa forma, não é preciso sair de casa e nem ir ao cartório. 

A assinatura eletrônica é válida judicialmente?

Com certeza a maior dúvida de quem pesquisa esse assunto é saber se a assinatura eletrônica é válida como um documento oficial. E se ela pode ser usada judicialmente. A resposta é: sim! Atualmente, os contratos assinados eletronicamente são considerados válidos. Por isso, podem ser usados como qualquer outro documento de comprovação de aluguel. 

Vale lembrar que nada impede que, depois de finalizar a assinatura eletrônica, você imprima o contrato. A diferença é que não é obrigatório, já que a cópia digital já é suficiente e autenticada. Nesse caso, deixar o arquivo guardado em um e-mail ou em uma nuvem de compartilhamento é essencial. 

Preciso registrar o contrato em cartório?

Não! Não é necessário registrar o contrato com assinatura eletrônica no cartório. Diferente dos documentos assinados fisicamente, os digitais já são feitos com essa autenticação. Então, assim que todas as partes assinarem, ele já é considerado oficial. 

Essa solução é muito indicada para quem precisa assinar muitos contratos todo mês, como os corretores de aluguel, por exemplo. Ao invés de ter que passar horas no cartório esperando, tudo isso pode ser feito em poucos cliques. 

Como usar a assinatura eletrônica nos contratos imobiliários?

O contrato de aluguel é um dos documentos que mais usam a assinatura eletrônica para agilizar os processos. Como a rotina de quem aluga já é atarefada, cortar o tempo de espera que o contrato tradicional traz é extremamente interessante.

Dessa forma, usar a assinatura eletrônica nos contratos imobiliários é simples: primeiro, basta preencher o contrato com os dados de todas as partes que vão assinar. Depois, escolhe-se o método pelo qual o documento vai ser assinado, como a gente vai explicar daqui a pouco. Todas as partes recebem, da mesma forma, geralmente por e-mail, uma cópia do contrato assinado para guardar. 

A assinatura eletrônica precisa de internet, vale lembrar. Por isso, quem vai assinar tem que ter um computador ou celular que tenha acesso à web.

Tipos de assinatura eletrônica

De modo geral, existem dois tipos principais de assinatura eletrônica. Por token ou por assinatura digital autorizada pelo Governo Federal. O método escolhido vai depender do tipo do contrato, das pessoas envolvidas, do prazo para assinar, e por aí vai. Ambos têm o mesmo objetivo: agilizar a assinatura pela internet sem necessidade de impressão ou autenticação em cartório. 

Assinatura eletrônica de aluguel por token

Esse é o método mais utilizado em contratos de aluguel, e é o que a Mell.ro usa. O assinante recebe o contrato para preencher por e-mail ou por outra plataforma, e coloca os dados que estão faltando. Depois, pode fazer um cadastro ou login e verificar o perfil com um CPF, número de celular, e-mail, etc. 

Para fazer essa verificação a pessoa vai receber um código, chamado de token, com alguns dígitos. Então, o número tem que ser inserido na plataforma para oficializar a assinatura.

Por exemplo: a Mell.ro tem um gerador de contratos próprio. Pela nossa plataforma, seja na página do gerador ou pelo chat, o proprietário ou corretor e o inquilino fazem seus cadastros com todos os dados necessários. Eles recebem o código por SMS ou e-mail depois que todos os perfis forem verificados. Assim que todo mundo inserir seu próprio token na plataforma, o contrato está assinado e o aluguel já está pronto para ser ativado!

Assinatura digital do Gov.br

Por outro lado, algumas plataformas utilizam a assinatura digital fornecida pelo Governo Federal para oficializar contratos. É necessário fazer um cadastro no aplicativo Gov.br e autorizar a assinatura eletrônica de documentos com os dados daquela pessoa. Então é um método igualmente simples, mas pouco popularizado.

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Benner - Aluguel Garantido

Leia mais sobre assinatura eletrônica nos contratos de aluguel

Gostou deste conteúdo? Então aqui estão outros conteúdos do blog da Mell.ro que você pode se interessar:

Além disso, sempre atualizamos o nosso blog com notícias e publicações sobre o mercado imobiliário. Nos acompanhe por aqui! Até a próxima.

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×