Skip to main content

Blog da mell.ro

Análises de CPF

Como ser aprovado na análise de risco do CPF?

Análises de CPF

Como ser aprovado na análise de risco do CPF?

Por
27 de julho de 20236 minutos de leitura239 visualizações
Como ser aprovado na análise de risco do CPF?

Você sabe como funciona a análise de risco do CPF? Ou então o que é CPF em análise de risco? Esse procedimento é usado com muita frequência no aluguel de imóveis para aprovar ou reprovar interessados que entram em contato com o dono ou com o corretor. 

Infelizmente, nem sempre o CPF consegue ser aprovado na análise de risco. Vários fatores podem influenciar nesse resultado. O histórico financeiro do interessado, o salário atual, a possibilidade de entrar em dívida, e por aí vai. 

No artigo de hoje você vai entender o conceito da análise de risco do CPF e qual a diferença entre a análise de CPF e a de crédito. E, por fim, o que pode influenciar na aprovação ao tentar alugar um imóvel

Então, acompanhe com a gente! 

O que é análise de CPF? 

Em síntese, o CPF enviado para análise de risco é um procedimento feito por quem está alugando um imóvel. Pode ser o próprio dono, um corretor ou a imobiliária.

A análise de CPF também pode ser chamada de análise financeira, avaliação de CPF, verificação de CPF, entre outros sinônimos. Mas quase sempre quer dizer a mesma coisa. 

De modo geral, a análise de risco do CPF serve para determinar se aquele interessado tem boas chances de pagar o aluguel em dia e manter o acordo sem prejuízos. Então, é um procedimento essencial no mercado imobiliário, porque deixa a relação entre dono e inquilino mais segura. 

Essa análise é feita através de uma avaliação de tudo o que está vinculado com o CPF da pessoa. O analista tem acesso ao histórico de dívidas (se houverem), à pontuação em sistemas como o Serasa e o SPC, e por aí vai.

CPF análise de risco o que significa 

Para começar, o CPF na análise de risco é uma das estratégias utilizadas para evitar o atraso no aluguel. É importante que o dono do imóvel ou o corretor tenham certeza que estão alugando para alguém que vai pagar em dia. 

Infelizmente, nem sempre a análise de risco do CPF aprova quem tem boas chances de pagar sem atrasos. Mas isso acontece por uma série de fatores. Usar só a análise de risco para aprovar ou reprovar um inquilino nem sempre é a melhor ideia. 

Então, torna-se cada vez mais importante priorizar uma análise financeira humanizada, que leve vários pontos em consideração. Só assim é possível conhecer alguém além do que o CPF diz antes de entregar as chaves do imóvel.

Diferenças entre análise de CPF, análise de crédito e análise de risco

A situação financeira do interessado depende de vários fatores. Mesmo assim, confundir ou usar esses métodos como sinônimos acontece bastante. Quando, na verdade, cada um tem características e objetivos próprios. Veja, a seguir, algumas das diferenças entre análise de CPF, análise de crédito e análise de risco!

 

Análise de CPF: esse processo avalia única e específicamente a situação e a regularidade do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do interessado no imóvel. Com ela, é possível saber se existe alguma pendência ou bloqueio no nome dessa pessoa.

 

Análise de crédito: diferente das outras, a análise de crédito é bem mais abrangente do que somente o CPF. Essa avaliação leva em conta compras anteriores da pessoa, o histórico de dívidas pagas ou atrasadas, o parcelamento de valores, empréstimos, e por aí vai. Esse é o estilo de análise mais utilizado quando o aluguel é feito por corretores independentes com acesso a esse sistema. Ou, então, por imobiliárias.

 

Análise de risco: como o nome sugere, a análise de risco vai decidir se a pessoa tem risco ou não de atrasar o aluguel, dar prejuízo para o dono, sair sem pagar, etc. Então ela vai levar em conta outros fatores também. Parecido com a análise de crédito.

 

Seu CPF foi para análise de risco: o que fazer? 

Seu CPF foi para análise de risco? Não precisa se desesperar! Você pode entrar em contato com o dono ou com o corretor para entender melhor como vai funcionar a análise. E então, se for possível, e preciso, sugerir que levem outros fatores em consideração também.

A Mell.ro aprova 90% dos inquilinos cadastrados na plataforma do Aluguel Garantido. Isso porque o nosso time usa uma abordagem humanizada na análise financeira. Dessa forma, conseguimos aprovar pessoas negativadas, com pontuação baixa no CPF, trabalhadores autônomos e muito mais!

Saiba mais sobre o novo jeito de alugar da Mell.ro.

O que acontece quando o CPF vai para bloqueio judicial?

Depois do CPF ser enviado para a análise de risco, pode acontecer dele ser bloqueado judicialmente. Quando isso acontece quer dizer que a pessoa tem algum tipo de pendência com a justiça. Pode ser um acúmulo de dívidas em atraso ou alguma ação judicial que está em andamento, por exemplo.

Por isso, alugar com um CPF bloqueado é ainda mais difícil. Afinal, as chances do interessado ser reprovado pela imobiliária ou pelo dono do imóvel é bem maior. Então, casos como esse reforçam a necessidade de uma análise de risco com vários fatores.

Como ser aprovado na análise do CPF

Não existe uma receita pronta. Mas ser aprovado na análise do CPF geralmente depende de alguns critérios em comum. Dessa forma, é possível aumentar as chances da aprovação com algumas estratégias. Como, por exemplo:

 

  • Manter o CPFsempre regularizado;
  • Evitar dívidas em atraso;
  • Comprovar renda;
  • Utilizar mais de uma pessoa na análise financeira para juntar a renda;
  • Apresentar referências pessoais e/ou profissionais;
  • Negociar com a imobiliária ou dono do imóvel;
  • Utilizar uma garantia de pagamento com análise financeira humanizada.

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

Leia mais sobre análise do CPF

O blog da Mell.ro tem outros conteúdos interessantes sobre análise de CPF! Além disso, você pode navegar entre as categorias para encontrar vários artigos sobre aluguel residencial. Aqui estão algumas das nossas recomendações:

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×