Skip to main content

Blog da mell.ro

Encerramento de aluguel

Despejo por pagamento atrasado: como funciona

Encerramento de aluguel

Despejo por pagamento atrasado: como funciona

Por
18 de janeiro de 20234 minutos de leitura134 visualizações
Casal sentado triste arrumando mudança em caixas

O atraso no aluguel é um problema que dá dor de cabeça para muitos proprietários. Afinal, o número de donos de imóvel que dependem da renda do aluguel para pagar as próprias contas não é pequeno. Então, o pagamento na conta no dia certo é crucial. Por isso, em muitos casos, o despejo por pagamento atrasado acaba se tornando uma realidade. 

Mesmo assim, essa ainda pode ser uma tarefa difícil. Por onde começar? Como fazer o despejo? Quanto tempo é preciso esperar? Para evitar ainda mais preocupações no futuro, fazer do jeito certo é essencial. Então, a Mell.ro separou dicas e respostas para te ajudar nessa missão. Vem com a gente!

 

O que é despejo por pagamento atrasado?

O despejo por pagamento atrasado acontece quando o inquilino deixa de pagar o aluguel. Nesse caso, o dono do imóvel tem o direito de encerrar o contrato e pedir que o morador se mude. 

Vale lembrar que o despejo é a medida mais drástica para lidar com o atraso de aluguel. Por isso, é comum que o inquilino tenha atrasado uma série de pagamentos antes de ser despejado.  

Além disso, esse despejo precisa ser feito da forma certa! Tanto o dono quanto o inquilino são protegidos pela Lei do Inquilinato, então ela tem que ser seguida. Assim, fica fácil evitar complicações no futuro. A seguir você vai ver como fazer isso.

 

Qual o prazo para despejo por pagamento atrasado?

A Lei do Inquilinato diz que a partir do primeiro pagamento atrasado o dono já pode entrar com a ação de despejo. Isso porque esse atraso é uma quebra de contrato por parte do morador. Então o dono está no direito de encerrar o aluguel, se quiser.

Mesmo assim, o mais indicado é não tomar essa medida tão cedo. Isso porque o atraso no pagamento pode acontecer por vários motivos. Então é importante conversar com o morador e entender o motivo pelo qual ele não pagou. Em muitos casos essa conversa e uma negociação resolvem tudo!

infografico Entendendo o despejo por pagamento atrasado

Quem não paga o aluguel pode ser despejado?

Sim! O atraso no pagamento do aluguel pode virar um despejo. O dono do imóvel tem o direito de pedir que o inquilino se mude caso ele não pague a mensalidade. Na verdade, o despejo por pagamento atrasado já é aceitável a partir do primeiro dia de atraso!

Nesse caso, o morador pode receber um prazo de 15 a 30 dias para desocupar o imóvel. Se quiser, ele pode quitar as dívidas dentro desse período e tentar reverter o despejo. Depende da negociação com o proprietário. 

 

Como fazer um despejo por pagamento atrasado

Se o morador realmente não está pagando e a negociação não deu certo, é hora de fazer o despejo por pagamento atrasado. Para isso, o dono do imóvel entra com uma ação para encerrar o contrato de aluguel.

O primeiro passo é comunicar o inquilino do que vai acontecer. Isso pode ser feito de duas formas. Ou com uma conversa, seguida do pedido de desocupação formal, ou diretamente com o documento. 

Esse documento é uma carta que tem todas as informações do despejo. Para que o encerramento do contrato esteja nos conformes, esse pedido é essencial. Então, depois que o inquilino recebe a carta, o prazo de desocupação já passa a valer.

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Banner - Alugamos o seu aluguel sempre em dia

Leia mais sobre despejo por pagamento atrasado

 

Gostou deste conteúdo? No blog da Mell.ro você encontra artigos sobre os mais variados temas dentro do mercado imobiliário. Além de falar sobre o despejo por pagamento atrasado, também temos dicas sobre aluguel, contratos, dicas para corretores de imóveis e muito mais. 

Então, aqui estão alguns dos posts que você pode achar interessante:

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×