Skip to main content

Blog da mell.ro

Atrasos no Aluguel

Inquilino não paga aluguel: o que fazer?

Atrasos no Aluguel

Inquilino não paga aluguel: o que fazer?

Por
15 de junho de 20235 minutos de leitura81 visualizações
Homem estressado lendo no notebook

É fato: quem coloca um imóvel para locação corre o risco de se incomodar. Quando o inquilino não paga aluguel, por exemplo, a dor de cabeça é grande. Felizmente, situações como essa podem ser contornadas e evitadas no futuro. 

Então, se você chegou até esse post, provavelmente fez alguma pesquisa sobre atraso no aluguel, não é? E fez certo! No artigo de hoje vamos explicar por que o atraso acontece e como agir para corrigi-lo e evitar que aconteça novamente. Tudo da forma mais pacífica e menos burocrática possível. 

Algumas das dúvidas que serão respondidas ao longo desse texto:

  • Por que o inquilino não paga o aluguel?
  • O que fazer quando o inquilino não quer sair do imóvel?
  • Qual o prazo para despejo por falta de pagamento?
  • Como evitar atrasos no aluguel?
  • Como garantir o pagamento da mensalidade do aluguel?

 

Uma ótima leitura!

Por que o inquilino não paga aluguel?

Em síntese, o atraso no aluguel pode acontecer por vários motivos. Às vezes o inquilino não paga aluguel porque teve algum problema financeiro naquele mês e não conseguiu se organizar. Outro motivo pode ser o esquecimento da data limite de pagamento da mensalidade. Além, é claro, dos casos em que o morador realmente não se importa com o prazo e não tem uma razão justificável para não pagar em dia.

Por isso, ao invés de se perguntar por que o inquilino não paga o aluguel, é mais fácil se concentrar no que fazer quando isso acontece. E, mais importante ainda, como garantir que isso não vai ser um problema novamente. 

O que fazer quando o inquilino não paga aluguel e não quer sair do imóvel?

Para começar, quando o inquilino não paga o aluguel por muito tempo, uma das soluções mais comuns é encerrar o contrato e pedir que ele saia do imóvel. Essa situação está prevista na Lei do Inquilinato.

Infelizmente, o aluguel atrasado não é o problema mais grave que um dono de imóvel pode enfrentar. Existem casos em que, além de não pagar, o morador se recusa a sair do imóvel. Seja ignorando as tentativas de contato ou se envolvendo em confusões ainda maiores, a recusa de entregar o imóvel só pode ser resolvida de um jeito pelo dono. Envolver a justiça e pedir que o morador saia com uma ação judicial.

Qual o prazo para despejo por falta de pagamento?

De acordo com a legislação que fala sobre o aluguel de imóveis, o atraso é um motivo para encerrar o contrato imediatamente. Mesmo assim, é comum – e até indicado – que os donos de imóveis esperem alguns dias antes de tomar medidas drásticas. Em primeiro lugar, é importante tentar conversar com o morador e negociar a dívida.

Então, se isso não funcionar, o dono pode entrar com uma ação de despejo. Isso deve ser feito através de uma notificação enviada para o morador, verbalmente ou, no formato mais indicado, por escrito. Se for necessário, o proprietário pode entrar com o pedido de um juiz para que o inquilino desocupe o imóvel.

Então, a partir do momento em que o aviso de despejo é emitido, o morador tem 30 dias para sair do imóvel. 

Como garantir o pagamento da mensalidade do aluguel?

Em resumo, para acabar de vez com o atraso na mensalidade e se não se preocupar mais com inquilino que não paga aluguel, a melhor solução é garantir o pagamento. Então, a dica da Mell.ro é: procure uma boa garantia de aluguel, que pode ser incluída no contrato e não vai dar dor de cabeça para nenhuma das partes envolvidas.

O Aluguel Garantido é um ótimo exemplo disso. Esse é um plano desenvolvido pela Mell.ro para evitar atrasos no pagamento. Com ele, mesmo que o inquilino não pague no dia, o proprietário continua recebendo.

Funciona assim: a Mell.ro gera um contrato de aluguel entre todas as partes envolvidas e todos assinam. Depois, todos os meses o inquilino vai receber um boleto ou um link de pagamento com a mensalidade, que vai no nome do proprietário. Da mesma forma, se o morador não pagar até o prazo estipulado, no próximo dia útil o dinheiro cai na conta do dono de qualquer jeito. A Mell.ro compra a dívida e entra em negociação com o inquilino!

Saiba mais sobre o Aluguel Garantido aqui.

 

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Banner Aluguel Garantido

Leia mais sobre o tema “Inquilino não paga aluguel”

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como agir quando o inquilino não paga aluguel. Se mesmo assim você ainda tiver ficado com alguma dúvida, navegue pelo blog da Mell.ro! Temos uma imensidão de conteúdos sobre esse e outros assuntos parecidos que com certeza vão te ajudar. 

Aqui estão alguns dos nossos melhores artigos sobre esse tema:

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×