Skip to main content

Blog da mell.ro

Dicas para corretores

Mercado imobiliário em 2023: Quais são as perspectivas

Dicas para corretores

Mercado imobiliário em 2023: Quais são as perspectivas

Por
21 de dezembro de 20227 minutos de leitura281 visualizações

Saber as tendências e perspectivas para o mercado imobiliário em 2023 é muito importante! Tanto para quem aluga, como os donos de imóveis, quanto para os corretores autônomos. 

A Mell.ro foi atrás das principais tendências para 2023. Compilamos as informações que você não pode deixar de saber para se preparar e aproveitar todas as vantagens desse mercado no ano novo! Além disso, temos insights e dicas exclusivas.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Como fica o mercado imobiliário em 2023?
  • Qual é o futuro do mercado imobiliário?
  • Como fica o aluguel em 2023?
  • Vale a pena alugar direto com o dono em 2023?
  • Tendências do mercado imobiliário em 2023
  • Dicas para se manter ativo no mercado imobiliário em 2023

 

Então, acompanhe conosco!

 

Como fica o mercado imobiliário em 2023?

De modo geral, o mercado imobiliário em 2023 terá boas notícias. Enquanto outros setores ainda estão retomando o ritmo depois da pandemia, o caso é diferente com os imóveis. 

O mercado de aluguel e compra imobiliária tem boas previsões e estatísticas para o ano novo. A perspectiva é de taxas menores e mais oportunidades para quem quer investir nesse ramo. O Brasil é um dos melhores lugares para o crescimento e a prospecção de imóveis e aluguéis.

Pesquisas mostram que 62% dos empresários do mercado imobiliário têm ótimas expectativas de crescimento para 2023. Isso significa que mais imóveis estarão disponíveis para compra e serão adquiridos. O que, consequentemente, impacta no número de aluguéis disponíveis.  

Em síntese, a alta no mercado imobiliário em 2023 é uma vitória. Existem fatores que poderiam ter interferido de forma negativa nesses índices. Como a transição de governo na presidência e nos governos estaduais, por exemplo. O histórico é de receio nessas épocas. Mas a perspectiva é positiva de qualquer forma.

Qual é o futuro do mercado imobiliário?

Se o mercado imobiliário tinha certa estabilidade, a pandemia mexeu com toda essa estrutura. Entre 2020 e 2022, nenhum setor ficou a salvo das mudanças, tenham elas sido positivas ou negativas. 

Com o fim de 2022 e a expectativa para o mercado imobiliário em 2023, há uma certeza para se levar em conta. A forma de consumir não é a mesma. Os clientes, que antes tinham um processo de compra, agora descobriram outros jeitos de encontrar o que buscam.

Os negócios digitais, que já não eram nada fracos, ganharam uma força absurda com a pandemia. Delivery de comida, e-commerces de todos os tipos de produto, consultorias por Whatsapp… Comprar sem sair de casa se tornou, assim como muita coisa, o “novo normal”. 

Dessa forma, adaptar-se para o que outros segmentos estão fazendo e prosperando é um caminho provável para o mercado imobiliário. Ajustar a comunicação, utilizar novas ferramentas e automatizar processos é o que vai fechar mais contratos e facilitar o aluguel.

 

Como fica o aluguel em 2023?

Em 2023, as mudanças serão para todos. Corretores, donos de imóveis e inquilinos. Cada um vai ter que acompanhar o ritmo do mercado imobiliário e fazer os ajustes necessários. 

A boa notícia é que alugar não é um processo difícil. Ou, ao menos, não deveria ser. Novas ferramentas e soluções surgem todos os dias para facilitar a rotina de quem lida com imóveis. Conheça o Aluguel Garantido, da Mell.ro.

Falando dos corretores, se atualizar nunca foi tão preciso. Não importa a região, tipo de imóvel, idade ou renda. Alugar é um processo que está se digitalizando. 

O mesmo se aplica para os donos de imóveis. Quem quer encontrar bons interessados sem depender de imobiliárias vai precisar caprichar nos anúncios. 

 

Vale a pena alugar direto com o dono em 2023?

Alugar direto com o dono tem se tornado uma opção cada vez mais popular. A insatisfação com imobiliárias e imóveis estagnados levou uma onda de proprietários a tomarem conta da própria locação. 

Em 2023, o aluguel direto com o dono com certeza é uma opção a se considerar. Para quem sabe onde divulgar o imóvel e como fazer os trâmites, há poucos pontos negativos.

Agora, existe também um meio termo. Os corretores autônomos são uma alternativa interessante para os donos que não querem ter que cuidar de toda a locação, mas não querem uma imobiliária. A Mell.ro tem parceria com corretores autônomos! 

Tendências do mercado imobiliário em 2023

Embora seja um ramo em crescimento, o mercado imobiliário em 2023 continua com muitas características intactas. Dito isso, atentar-se às tendências que se apresentam quando se fala de compra e aluguel de imóveis faz toda a diferença. 

Não apenas para quem anuncia, mas para quem investe. O mercado imobiliário do Brasil é destaque.

 

Usar a criatividade na hora de anunciar

Como você já viu ali em cima, e em outros posts aqui no blog da Mell.ro, o anúncio é rei na hora de alugar. Por isso, usar a criatividade pode significar a diferença entre uma negociação fechada e um inquilino frustrado.

A dica vale tanto para os corretores autônomos que querem se posicionar quanto para os donos que querem alugar. Conhecer as plataformas de anúncio, usar boas ferramentas e deixar o imóvel atrativo é o que chama a atenção dos moradores.

 

O que os imóveis precisam ter em 2023

Um levantamento trouxe informações sobre características importantes dos imóveis para 2023. Ou seja, como o mercado imobiliário em 2023 vai visualizar imóveis que os compradores queiram investir? Para começar, quem compra imóveis não pensa só em morar, mas na experiência de quem vai alugar aquele espaço também. Por isso, algumas coisas são inegociáveis.

Em síntese, essas são tendências que chamam a atenção em um imóvel:

  •  Wi-fi no prédio
  • Portaria virtual
  • Bairros planejados
  • Varandas e sacadas
  • Hortas compartilhadas

Dicas para se manter ativo no mercado imobiliário em 2023

Quer saber como se manter ativo no mercado imobiliário em 2023? Olha só as dicas que a Mell.ro preparou!

  • Tenha perfis nas redes sociais
  • Siga pessoas do mercado imobiliário e faça contatos
  • Participe de eventos
  • Use ferramentas que vão facilitar a sua rotina

Infográfico - Dicas para se manter ativo no mercado imobiliário em 2023

Então, se você é corretor autônomo e quer mais dicas, baixe o nosso e-book Guia Completo de Ferramentas para Corretores Autônomos. É grátis!

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Banner - Alugamos o seu aluguel sempre em dia

Leia mais sobre o mercado imobiliário

Se você gostou deste artigo, acompanhe o blog da Mell.ro! Publicamos conteúdos sobre o mercado imobiliário e dicas importantes para quem aluga imóveis. Então, aqui estão algumas das nossas recomendações de posts.

 

 

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×