search

Blog da mell.ro

Aluguel Garantido

5 dicas para alugar um imóvel com segurança

Aluguel Garantido

5 dicas para alugar um imóvel com segurança

Por
21 de setembro de 20226 minutos de leitura24 visualizações
Casal Feliz olhando para o computador com caneca na mão

Quem não quer alugar um imóvel com segurança, não é mesmo? Não precisar se preocupar com atrasos ou com prejuízos no espaço. É o sonho de todo proprietário. E pode se tornar realidade em poucos passos. Basta tomar as decisões certas e conhecer os direitos de cada parte envolvida. 

Confira as 5 dicas para alugar um imóvel com segurança que a Mell.ro trouxe no artigo de hoje. Acompanhe!

 

Como garantir o pagamento do aluguel?

Quando se fala de alugar um imóvel com segurança, é comum citar o pagamento. Afinal, boa parte dos proprietários de casas ou apartamentos dependem dessa mensalidade como renda principal. 

Por isso, muitos donos têm dúvidas em como garantir o pagamento do aluguel. Evitar atrasos do inquilino é vital nesses casos. 

Garantir o pagamento do aluguel pode ser feito de várias formas: com caução, com seguro-fiança, fiador, e por aí vai. Algumas são mais seguras do que outras. 

Mas, no fim das contas, o que o proprietário quer é receber o pagamento todos os meses, sem atrasos e sem precisar recorrer a uma poupança. Não é mesmo? Vamos falar mais sobre isso e oferecer uma solução daqui a pouco!

 

O que exigir na hora de alugar um imóvel com segurança?

Alugar um imóvel é assunto sério. Por isso, para alugar um imóvel com segurança, o proprietário pode exigir algumas coisas do inquilino. Tanto para fazer o contrato quanto para o bom funcionamento do espaço durante a moradia.

Por isso, o dono do imóvel pode exigir alguns documentos necessários para o morador. Como identidade, comprovante de renda, certidão de nascimento ou casamento, e por aí vai.

Além disso, o dono também pode (e deve!) pedir que o inquilino assine um contrato. Ou algum outro termo. Assim, o aluguel fica oficializado. 

Uma das coisas que o proprietário pode exigir no contrato é que o morador não mexa em nada na estrutura. Isso é, que ele entregue o imóvel do jeito que recebeu, quando o contrato acabar. Mas isso pode variar de acordo com as particularidades de cada caso.

 

Como alugar um imóvel com segurança?

De modo geral, existem algumas formas de alugar um imóvel com segurança. São passos simples e de precaução, que fazem toda a diferença. Confira com a gente!

 

1 – Ter um contrato de aluguel bem feito

Em primeiro lugar, é essencial ter um contrato de aluguel. E não só isso, mas um contrato que seja bem feito. Com todas as cláusulas necessárias, falando sobre multas, atrasos, garantias, datas de pagamento, etc. 

Dica da Mell.ro: defina a data de pagamento junto com o inquilino! Assim, vocês podem escolher um dia que seja bom tanto para ele pagar quanto para você receber. Escolha um dia que seja anterior ao vencimento das suas principais contas.

 

2 – Encontrar o inquilino certo

Outra forma de garantir que o pagamento virá sempre em dia é com o inquilino certo. Ou seja, alguém que já tem um bom histórico financeiro e com uma renda estável. Dessa forma, as chances de atraso serão bem menores. 

Todos os inquilinos dos clientes da Mell.ro passam por uma validação de perfil. Ou seja, eles são avaliados em vários critérios. Então, se tudo estiver certo, eles são aprovados para alugar o imóvel. Assim, o dono tem certeza de que o risco de atrasar o aluguel será baixo.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

 

3 – Fazer vistorias no imóvel

Alugar um imóvel com segurança não é só na hora de escolher o inquilino, sabia? Durante o contrato também é importante garantir que o imóvel está sendo bem cuidado, sem danos. 

As vistorias são obrigatórias no começo e no final do aluguel. A primeira serve para anotar todos os detalhes do imóvel e ter certeza de que ele está sendo entregue nas melhores condições. A segunda é uma forma do dono saber se o inquilino está devolvendo o imóvel como recebeu, sem nenhum prejuízo.

Mesmo assim, vale a pena visitar o imóvel nesse meio tempo. É uma boa forma de conversar com o inquilino e manter uma boa relação.

 

4 – Conhecer a Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato pode ser um pouco difícil de entender, mas é essencial. Nela estão respondidas todas as dúvidas sobre a relação de imóvel. Por isso, vale muito a pena dar uma lida e conhecer os principais artigos. 

Nessa legislação você encontra tudo sobre as garantias, o que pode ou não pode ser feito, etc. É um guia completo.

Dica da Mell.ro: Aqui no nosso blog tem vários conteúdos sobre a Lei do Inquilinato! Aproveite para ler mais e conhecer os seus direitos como proprietário.

 

5 – Ter uma garantia de pagamento de aluguel

Por fim, uma ótima forma de deixar o aluguel mais seguro é usando uma garantia de pagamento. Assim, ao invés de depender da caução ou de um fiador, você recebe a mensalidade todos os meses sem atraso.

A Mell.ro tem o Aluguel Garantido, que é um plano de garantia de pagamento de aluguel. Com ela, todos os meses nós enviamos o boleto de pagamento direto para o morador. Mesmo se ele atrasar, você continua recebendo no dia combinado. Além disso, o plano vem com um contrato de aluguel revisado por profissionais do direito imobiliário!

Saiba mais sobre o Aluguel Garantido no nosso site.

Infográfico - Como Alugar um imóvel com segurança

Conheça a Mell.ro e o Aluguel Garantido!

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Banner - Alugamos o seu aluguel sempre em dia

Leia mais sobre como alugar um imóvel com segurança

Gostou deste artigo? Então você vai curtir esses outros conteúdos:

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliária há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, fotografia, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados