search

Blog da mell.ro

Garantias de aluguel

Como garantir o recebimento do aluguel?

Garantias de aluguel

Como garantir o recebimento do aluguel?

Por
24 de agosto de 20226 minutos de leitura166 visualizações
Mulher de 40-50 anos feliz e lendo

    Hoje o assunto é perfeito para os proprietários! Você sabe como garantir o recebimento do aluguel quando a mensalidade está atrasada? Aliás, sabe de onde vem o problema? Vamos te ajudar com isso e ainda sugerir uma solução!

 

Nesse conteúdo vamos abordar: 

 

 

Então, vem com a gente!

Por que o aluguel atrasa?

    Ah, o atraso no aluguel. O grande terror dos donos de imóveis. Mais da metade dos proprietários que recebem aluguel já sofreram com atrasos, sabia? É o que mostra a pesquisa feita pela Mell.ro. Mas, afinal de contas, o que causa essa falta de pagamento?

    De modo geral, existem alguns motivos pelos quais o aluguel atrasa. Alguns são culpa do morador, mas outros não. 

    Uma razão clássica é a mais simples: o morador simplesmente não tem o dinheiro. Seja por um desemprego, uma crise econômica ou apenas por falta de organização financeira. Então, nesse caso, é importante conversar com o inquilino e entender a situação antes de tudo. 

    Na maioria dos casos, uma conversa resolve o problema. Talvez a situação seja mais simples do que parece. Porém, se o atraso continuar, cabe ao dono pensar em maneiras de se prevenir no futuro. Principalmente se a renda depende da mensalidade do aluguel.

Como garantir o recebimento do aluguel?

   Em síntese, existem algumas formas de como garantir o recebimento do aluguel. Ou seja, evitar que o pagamento da mensalidade atrase. E, sim: depende tanto do inquilino quanto de você, dono do imóvel! 

    Isso porque o aluguel não começa a partir do momento em que o morador recebe as chaves. Nem a partir do momento em que ele assina o contrato. Na verdade, começa bem antes! Isto é, quando o proprietário resolve colocar o imóvel para alugar. 

    Isso mesmo! As escolhas feitas a partir daí influenciam, e muito, nas chances de atraso no aluguel. Afinal, escolher um bom morador, definir bem os detalhes do imóvel e ter um Plano B para não ficar na mão são coisas essenciais para que o aluguel seja descomplicado, beleza?

    Então, é justamente sobre esses três pontos principais que a gente vai falar agora. Anote as dicas por aí!

 

1 – Procurar um inquilino confiável

    Uma pessoa confiável vai ter bem menos chance de atrasar o aluguel, não acha? Então, garantir o recebimento do aluguel começa no momento em que você escolhe o inquilino.

    “Mas, Mell.ro, como eu faço para ter certeza de que o meu inquilino é confiável?”

    Bom, quando estamos falando de aluguel direto com o dono, sem imobiliária, é um pouco mais difícil. Isso porque uma das melhores formas de saber sobre a confiabilidade do morador é com uma análise de crédito. Mas não é impossível.

    Existem ferramentas que podem te ajudar com isso. Ou você pode entrar em contato com a gente e entender mais sobre as nossas soluções que incluem a análise de inquilinos.

 

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

2 – Ter um contrato de aluguel

    Olha, não dá para fingir que o contrato de aluguel não é uma parte super importante na hora de alugar um imóvel. A não ser que a sua relação com o inquilino seja muito próxima e cheia de confiança, alugar sem contrato tem muito mais chances de dar errado. 

    Então, sem desculpas: faça um contrato com o inquilino! E lembre-se de incluir todas as cláusulas importantes. Como a data do vencimento da mensalidade, o valor, a garantia, se tiver, entre outras. Assim, vale a pena pesquisar muito sobre o assunto antes de fazer o contrato!

 

3 – Ter um plano de garantia de pagamento de aluguel

    Por fim, temos que falar da garantia. Há quem ame e há quem odeie, mas os fatos são os mesmos. O atraso no aluguel pode acontecer a qualquer momento. E, se você não tiver uma garantia pronta, é como se não recebesse o seu salário naquele mês. Por isso, previna-se!

    Existem vários tipos de garantia, como a caução e o seguro fiança. Aqui no nosso blog você encontra alguns conteúdos que explicam como elas funcionam. 

    Porém, hoje a gente vai falar de uma outra alternativa de garantia. Que realmente garante, como o nome diz, que o pagamento vai cair na sua conta. É o Aluguel Garantido! Um plano de garantia de pagamento de aluguel desenvolvido pela Mell.ro. Continue lendo para saber mais!

infográfico - Como garantir o recebimento do aluguel

 

Saiba como garantir o recebimento do aluguel

    Como garantir o recebimento do aluguel? Em primeiro lugar, você, como proprietário, tem que entender uma coisa. O seu inquilino pode ter um imprevisto a qualquer momento e ficar sem dinheiro. Então, a melhor solução para você é se prevenir. Assim, mesmo que esse imprevisto aconteça, a sua renda continua garantida. 

    É assim que o Aluguel Garantido da Mell.ro funciona. Antes de tudo, você e o inquilino assinam um contrato otimizado, sem juridiquês, eletrônico e simplificado. E que já inclui a nossa garantia de pagamento. 

    Depois disso, todos os meses você vai receber o pagamento do aluguel normalmente. Isso porque com a Mell.ro, o sistema de gestão emite e envia o boleto para o morador automaticamente. Se, por alguma razão, ele não pagar, a gente cobre o valor e você continua recebendo. Depois, negociamos com ele para que tudo se resolva. 

    É muito menos dor de cabeça para você, basicamente. E muito mais fácil de receber o pagamento todos os meses.

    Gostou? Entre em contato com a gente para saber mais!

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Banner Garanta seu aluguel com a Mell.ro

Leia mais sobre como garantir o recebimento do aluguel

Gostou do tema “como garantir o recebimento do aluguel”? Então vai gostar destes artigos:

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados