Skip to main content

Blog da mell.ro

Garantias de aluguel

Garantia de Aluguel: o que é e quando usar

Garantias de aluguel

Garantia de Aluguel: o que é e quando usar

Por
02 de fevereiro de 20235 minutos de leitura135 visualizações

Você sabe o que é Garantia de Aluguel? Deixar o imóvel mais seguro antes de receber o inquilino é uma tarefa cada vez mais necessária. Mas também é cada vez mais simples. Acompanhe conosco e saiba mais sobre como deixar seu aluguel mais seguro!

Entenda tudo sobre a Garantia de Aluguel

Os momentos em que o dono do imóvel precisa de uma garantia de aluguel geralmente são críticos. O inquilino está devendo meses de pagamento, ou está inadimplente, ou algo parecido. 

Mas não é necessário esperar tanto tempo para que isso aconteça! A garantia de aluguel pode ser incluída no contrato antes mesmo do pagamento atrasar, e evitar que isso venha a acontecer no futuro.

O que é Garantia de Aluguel?

A garantia de aluguel é uma forma de deixar o contrato mais seguro. Serve para prevenir atrasos no pagamento e, em alguns casos, cobrir danos feitos ao imóvel também. 

A Lei do Inquilinato, que fala sobre toda a relação de aluguel, tem alguns artigos que mencionam as possibilidades de garantia. Também é lá que você encontra tudo sobre as multas, os atrasos e as regras para o aluguel.

De modo geral, existem algumas formas principais de deixar o aluguel mais seguro. Existem as garantias de aluguel tradicionais, como a caução e o seguro-fiança. Nesses casos, o inquilino tem que pagar um valor antes de começar a morar no imóvel. Como se fosse uma poupança de emergência. Então, se tiver algum atraso ou precisar de uma reforma, o dono pode usar esse dinheiro.

Porém, existe um problema comum com as garantias tradicionais. Elas acabam sendo pesadas para o inquilino. E, quando o morador não tem condições de desembolsar grandes valores para isso, acaba prejudicando o aluguel.

Vale lembrar que o maior motivo pelo qual os donos de imóveis optam pela garantia de aluguel é o atraso no pagamento. Afinal, muitos deles dependem dessa renda. Então, a opção que mais faz sentido é usar uma garantia de pagamento. 

Isso significa que, mesmo se o inquilino atrasar a mensalidade, o proprietário ainda recebe. Esse tipo de garantia de aluguel é mais econômica e dá mais segurança para o dono. 

 

Por que usar uma garantia de pagamento de aluguel?

Separamos três motivos principais para incluir uma garantia de pagamento de aluguel no seu contrato. Veja abaixo.

Segurança

A garantia de pagamento tem um nome bem autossuficiente. De modo geral, ela vai garantir que o aluguel esteja sempre seguro e dentro dos conformes. Por isso, o dono do imóvel fica livre de preocupações. E pode aproveitar o dinheiro na conta todo mês, no dia combinado. Além disso, ao incluir a garantia antes de assinar o contrato com o morador, ele se sente mais tranquilo na hora de escolher quem vai receber as chaves.

 

Economia

Outra vantagem da garantia de pagamento é a economia. As taxas da garantia de pagamento são baixas e compensam pelas vantagens que oferecem. Além disso, essa forma de alugar se torna interessante para o inquilino também. Com a garantia de pagamento, o morador não precisa gastar com o depósito da caução ou com um fiador, por exemplo.

 

Praticidade

Além disso, a garantia de pagamento é mais prática de usar do que as outras formas. Por ser uma solução moderna, geralmente ela vem acompanhada de outras ferramentas que deixam o dia a dia mais simples para fazer a gestão do aluguel. E o dono não precisa se preocupar com nada. De uma forma ou de outra, o dinheiro vai cair na conta.

Quando usar a Garantia de Aluguel?

Em síntese, existem três principais momentos em que é importante usar a garantia de aluguel.

Renovação de contrato

Todo contrato tem um prazo. Quando o prazo acaba, o aluguel pode ser renovado para mais um período ou não. Nesses casos, vale a pena incluir uma garantia de aluguel na renovação. Então, dessa forma, o aluguel vai ficar mais seguro e o dono do imóvel vai sentir mais segurança.

 

Problemas no pagamento

Se o inquilino já está atrasando o aluguel ou dando problemas na hora de receber o pagamento, vale a pena ficar alerta. Então, o proprietário pode esperar o momento da renovação para incluir a garantia, por exemplo. Mas, se ainda estiver longe, também existe a opção de negociar com o morador. Ou seja, encerrar o contrato que existe e criar um novo.

 

Inquilino novo no imóvel

Agora, se o imóvel está sem morador e o proprietário quer encontrar um inquilino novo, esse é o momento perfeito para usar a garantia de aluguel! Como o contrato vai ser feito do zero, é muito mais fácil incluir a garantia e deixar o aluguel seguro. Então o dono pode focar em encontrar um inquilino que seja confiável.

 

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

Leia mais sobre Garantia de Aluguel

Gostou desse artigo? O blog da Mell.ro tem vários outros conteúdos sobre esse e diversos assuntos do mercado imobiliário. Aqui estão alguns dos que você vai gostar de ler.

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×