Skip to main content

Blog da mell.ro

Garantias de aluguel

Seguro fiança negado: o que fazer?

Garantias de aluguel

Seguro fiança negado: o que fazer?

Por
25 de fevereiro de 20214 minutos de leitura3048 visualizações
Seguro fiança negado

Seguro fiança negado? Sem desespero! A Mellro vai te explicar por que isso acontece e o que fazer nessa situação.

Basicamente, o seguro fiança é um método de garantia de imóveis. Ele certifica que o proprietário vai sempre receber a mensalidade. As seguradoras são quem disponibilizam esse serviço e o custo geralmente acompanha o valor do aluguel. 

Contudo, às vezes pode ocorrer da seguradora negar o pedido do seguro fiança. Mas você sabe o porquê isso acontece? E o que você deve fazer caso aconteça? Vamos entender.

Razões do pedido negado

As seguradoras sempre avaliam o histórico de quem pede o seguro fiança. O objetivo é fechar negócio apenas com quem não vai trazer problemas. Então, a empresa faz uma análise de CPF. Nessa análise, verificam-se dados e informações da pessoa.

Nessa avaliação, é comum verificar o score da pessoa. Trata-se, basicamente, da pontuação de um CPF. É o que determina se a pessoa vai ou não cumprir com suas dívidas. Então, a empresa faz uma “investigação” para descobrir esse score. Isso inclui o comportamento de gastos e dívidas ativas, por exemplo.

Uma pontuação baixa é um dos motivos pelos quais a seguradora nega o pedido de seguro-fiança. Mas existem outros fatores para que isso aconteça. Isso porque cada seguradora tem a sua própria política de avaliação.

Contudo, o seu pedido pode ser negado se:

  • Não possuir uma renda suficiente. A renda deve ser de três a quatro vezes maior que o aluguel;
  • Possuir um consórcio ou financiamento ativo que comprometa boa parte da renda;
  • Possuir outras dívidas ativas de qualquer espécie;
  • Ter um comportamento de gastos desfavorável, como atrasos de pagamentos;
  • Declarações de Imposto de Renda insuficientes.

Além disso tudo, há outro motivo para o score estar baixo. Se for uma pessoa que não costuma comprar ou gastar muito, por exemplo. Assim, o histórico financeiro não será suficiente. E a seguradora provavelmente vai negar o pedido.

Seguro fiança negado, o que eu faço?

Negaram meu pedido. O que devo fazer?

Se o seu seguro fiança foi negado, há algumas coisas que você pode fazer. Olha só:

Adicionar mais um CPF no contrato de aluguel

Primeiramente, você pode adicionar mais um CPF no contrato de aluguel. Desse modo, as chances de aprovação aumentam. Por exemplo, é possível somar a renda de duas pessoas, como as de um casal. Contudo, não precisa ser necessariamente alguém que vai morar com você. Pode ser o seu pai, a sua mãe…

Escolher caução

A caução pode ser uma saída se você possuir uma vantagem financeira. Em resumo, a caução é um adiantamento de um valor de 1 a 3 aluguéis. Ao final do contrato, existe a possibilidade de recuperar essa quantia. Porém, algumas das vantagens de uma seguradora não são garantidas com a caução.

Fiador

Ademais, outra opção é ter um fiador. Apesar de ser um meio mais difícil, é uma alternativa válida. O fiador é adicionado ao contrato como forma de garantia. Pois é uma pessoa que possui maiores recursos financeiros. É ele que vai arcar com a dívida se você não tiver condições.

A longo prazo

Há também uma possibilidade a longo prazo: melhorar suas atividades bancárias. O Score capta os registros de suas atividades e determina sua pontuação. Se seu Score for baixo agora, ele poderá aumentar de acordo com seu comportamento ao longo do tempo. Então, manter os pagamentos em dia e ter controle dos gastos é uma demonstração de estabilidade e controle financeiro. Contudo, essa atualização não é imediata. Pela lógica, é necessário que seu período financeiro estável seja maior que o instável, por exemplo.

Você consegue evitar ter o seguro fiança negado

De qualquer forma, não tem segredo para aprovação do seguro fiança. É necessário estar em ordem com os requisitos e possuir bom histórico de gastos. Caso você seja jovem e ainda não possua um histórico, o aconselhável é partir para outras formas de garantia. 

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Liara Nadolny Przysiada

Author Liara Nadolny Przysiada

Escritora e revisora de textos. Navega pelo mundo imobiliário como inquilina e escrevendo artigos para a Mellro. Passear por cafeterias é seu hobby favorito!

Mais posts de Liara Nadolny Przysiada

Entre na conversa 2 comentários

  • Marcelo Cosme Martins Miller disse:

    Tentei alugar um imóvel, mas quando fiz os procedimentos para o seguro fiança, o mesmo foi negado pela seguradora.
    Tenho renda mais do que suficiente e minha movimentação com cartão de crédit o é sempre paga antes do vencimento, assim como demais compromissos.
    Não entendi a recusa.

    • Jessica Horr disse:

      Oi, Marcelo! Infelizmente a aprovação por seguro fiança é instável e pouco humanizada. Isso faz com que a rejeição seja maior, mesmo em casos de bom histórico. A verificação financeira da Mell.ro leva vários pontos em consideração e tem uma das maiores taxas de aprovação do mercado! Se quiser saber mais, acesse: https://lp.mellro.com/sx-redes-e-acoes-desdobramento-pa-sm

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×