Skip to main content

Blog da mell.ro

Aluguel Garantido

Como alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura?

Aluguel Garantido Dicas sobre aluguel

Como alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura?

Por
13 de abril de 20225 minutos de leitura683 visualizações
Como alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura?

Atualmente, alugar através de imobiliárias não é mais a única opção disponível. Muitas pessoas preferem evitar a burocracia e os gastos extras desse processo. Então, negociar imóveis para aluguel diretamente com o dono é uma alternativa melhor. Mas como alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura? É o que vamos discutir no artigo de hoje. Acompanhe!

 

Dicas para alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura

Para te ajudar a alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura, separamos algumas dicas. São quatro questões que você, enquanto dono de imóvel, precisa se atentar. Afinal, os interessados no seu espaço também estarão em busca de um aluguel seguro e descomplicado. Por isso, ter um contrato de aluguel pronto para assinar e conhecer os tipos de garantia são pontos essenciais. Então, esperamos te ajudar!

Ter um bom contrato de aluguel

Não esqueça de colocar algumas questões indispensáveis no seu contrato. Como, por exemplo, prazos de pagamento e valores. Além de outros detalhes importantes sobre o imóvel. Vale a pena conferir a Lei do Inquilinato para ajudar na hora de revisar.  

O contrato é um documento oficial. E esse documento pode te proteger! Ou seja, caso aconteça algum imprevisto, as cláusulas estão ali, assinadas por ambas as partes. Dessa forma, a linguagem do contrato precisa ser fácil de entender. 

É importante frisar a necessidade do contrato em um aluguel. Principalmente para os casos de quebra de cláusula ou saída antecipada do imóvel. Então, é mais fácil resolver esses problemas com um bom contrato.

Se você ainda não tem contrato de aluguel, saiba mais sobre o nosso plano Aluguel Prático!

 

Incluir algum tipo de garantia no aluguel

As garantias, como o próprio nome diz, servem para dar segurança ao aluguel. O valor da garantia pode ser usado caso o imóvel precise de alguma reforma, por exemplo. Ou, então, se o inquilino atrasar a mensalidade. Além de outras funcionalidades. 

Assim, é recomendável que se inclua algum tipo de garantia no contrato. Existem algumas modalidades de garantia. A caução e o seguro fiança são as mais comuns atualmente. Porém, cada caso é um caso. 

Hoje, a Mellro oferece um plano que não deixa o aluguel atrasar, que é o plano Aluguel garantido. Vamos falar mais sobre isso daqui a pouco. 

 

Manter as conversas e decisões sempre por escrito

Outra dica é registrar todas as decisões importantes. Seja através de capturas de tela, e-mails ou outras anotações. Isso porque, no caso de um confronto, essas serão as “provas”. Assim, a relação fica bem mais segura. 

A nossa sugestão é utilizar um e-mail. Isto é, se o seu inquilino tiver acesso a um. Registre as principais decisões por lá. Desde a negociação do aluguel até a assinatura do contrato. Assim, você terá um histórico de tudo o que precisa. E o seu inquilino poderá se sentir mais seguro também.

como alugarConhecer os direitos e deveres dentro do aluguel

A Lei do Inquilinato é a melhor fonte de informação sobre aluguel. Lá estão descritos todos os direitos e deveres dentro do aluguel. Então, é uma leitura indispensável.

Você, como proprietário, deve conhecer seus direitos e também os seus deveres. Assim, fica mais fácil construir um aluguel mais seguro. Alguns dos direitos do proprietário são:

 

  • Pedir uma garantia de aluguel;
  • Receber a mensalidade no prazo concordado;
  • Ser avisado com 30 dias de antecedência quando o inquilino quiser deixar o imóvel.

 

Da mesma forma, os deveres do proprietário incluem:

  • Entregar o imóvel em bom estado ao inquilino;
  • Oferecer o imóvel para venda primeiro ao inquilino (direito de preferência);
  • Pagar as taxas de administração imobiliária.

 

Soluções para alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura

Gostou de todas essas dicas? Apesar de serem úteis, ainda há outra solução que a gente quer divulgar. São os planos de gestão de aluguel da Mellro. Eles tem a intenção de facilitar a relação entre dono e morador. E o Aluguel Garantido é a nossa solução favorita. Ideal para quem depende do valor do aluguel. Então, saiba mais sobre esse plano!

Aluguel Garantido

Esse é o plano mais famoso da Mellro. Isso porque vem com várias vantagens. Em síntese, o Aluguel Garantido é uma forma de mediar o pagamento do aluguel.

Com ele, a Mellro emite o boleto da mensalidade todo mês e envia-o para o inquilino. Mesmo se ele atrasar o pagamento, nós cobrimos esse valor. E o proprietário continua recebendo no dia certo. Depois, vamos negociar a dívida com o morador. Então, o dono não vai mais precisar lidar com atrasos.

Além disso, o plano também inclui outras vantagens. Como, por exemplo:

  • Emissão automática de boleto bancário;
  • Contrato de aluguel com assinatura eletrônica incluso no plano;
  • Cobertura de até 12 meses de atraso. 

Aluguel garantido

Conheça a Mellro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×