Skip to main content

Blog da mell.ro

Dicas sobre aluguel

3 dicas para donos de imóveis: como ter um aluguel de sucesso

Dicas sobre aluguel

3 dicas para donos de imóveis: como ter um aluguel de sucesso

Por
09 de fevereiro de 20245 minutos de leitura82 visualizações
Como ter um aluguel de sucesso

Quem pesquisa “como ter um aluguel de sucesso” quer dicas eficientes, e este é o lugar certo. Separamos três estratégias interessantes para ter sucesso financeiro alugando imóveis. 

Acompanhe conosco!

O que fazer para ganhar dinheiro com aluguel?

Quer saber como ter um aluguel de sucesso? O segredo está em adotar as estratégias certas e que fazem mais sentido com o que você quer da renda como dono de imóvel. Ganhar dinheiro com aluguel é um caminho que precisa ser pavimentado com boas escolhas.

Assim como as outras três dicas que você vai ver a seguir, ter bons contatos e referências nesse mercado é indispensável. Ou seja, saber com quem conversar e para quem pedir conselhos.

Então, ganhar dinheiro com aluguel se resume em: pesquisar a concorrência, saber como funciona o mercado e usar os ganhos como forma de multiplicar os lucros.

1 – Conheça outros imóveis da sua região

O aluguel de imóveis é, assim como qualquer outro serviço, um conjunto de ações comerciais. Ou seja, o dono de imóvel é como um dono de empresa, que precisa saber lucrar com ela.

Então, assim como em toda empresa, uma das grandes estratégias que o dono de imóveis deve tomar é conhecer a concorrência. Nesse caso, a concorrência são os outros apartamentos e casas disponíveis na mesma região. Ou com as mesmas características.

Nessa etapa é importante lembrar que o dono precisa do inquilino tanto quanto o inquilino precisa dele. É, afinal, uma parceria. E a busca por um imóvel para alugar é como olhar roupas em uma vitrine. Há muitas opções disponíveis, mas uma delas sempre chama mais a atenção.

De modo geral, estudar a concorrência pode ser um processo muito simples para o proprietário. A dica é se colocar no lugar do interessado. A pesquisa deve responder perguntas como:

  • O que os interessados buscam em um aluguel?
  • Quais vantagens e desvantagens tem a sua região?
  • Quais são os diferenciais do seu imóvel?
  • E os diferenciais de outros imóveis parecidos?

Isso vai ajudar a entender melhor como funciona o processo de decisão dos interessados, o que resulta em estratégias mais eficientes para atraí-los. Quem opta por alugar diretamente com o inquilino precisa pensar como um empresário!

2 – Estude o mercado imobiliário e de aluguel residencial

Assim como os interessados, que são os clientes em potencial, estudar o mercado em que eles e os donos de imóveis estão inseridos é igualmente importante. Isso porque existem regras, índices, taxas e macetes que ditam o jeito como essa engrenagem funciona.

No caso do mercado imobiliário, entender como ele funciona depende muito do quanto alguém está inserido nele. A convivência, os estudos e as referências são o que acumulam conhecimento e facilitam a vida de quem quer dominá-lo. 

Então, alguns dos assuntos essenciais para essa fase de estudo do mercado são:

  • Precificação dos aluguéis: para saber como colocar preço no seu aluguel e como ajustá-lo a cada ano;
  • Aluguel com corretores de imóvel: com o objetivo de entender se essa parceria vale a pena para o momento;
  • Valorização dos imóveis: como aproveitar as tendências do mercado para fazer melhorias no aluguel e lucrar mais;
  • Contrato de aluguel: para não esquecer de nenhuma cláusula importante e assinar um documento seguro;
  • Multas e garantias: quais são, quanto cobrar e em que momento devem ser usadas.

3 – Invista em melhorias para o imóvel

A terceira dica tem a ver com o imóvel em si. De modo geral, as melhorias são os investimentos que vão permitir subir o valor do aluguel. Além disso, deixam o imóvel mais atrativo aos olhos de quem procura. 

Por isso também é importante saber o que e quando melhorar. E casar isso com as informações relevantes sobre o público e a região. Deixar um imóvel “bom demais” para uma região ou interessados que buscam um lar mais simples, por exemplo, não é indicado. 

Mas, no geral, há várias melhorias que agregam valor ao espaço. Uma banheira, um jardim bem cuidado, uma piscina, uma área de festas, etc. O que será investido depende do que faz mais sentido tanto para o orçamento do dono quanto do inquilino.

Para os casos em que o imóvel já está alugado, as melhorias devem ser abordadas de forma mais cuidadosa. A dica é conhecer a Lei do Inquilinato.

Conheça a Mell.ro e saiba como ter um aluguel de sucesso

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Leia mais sobre como ter um aluguel de sucesso

Gostou deste conteúdo? Então o blog da Mell.ro é o lugar para você. Além dessas dicas sobre como ter um aluguel de sucesso, aqui sempre publicamos conteúdos educativos e relevantes sobre o mercado imobiliário. Seja para quem aluga, para quem quer alugar, para corretores ou só para os curiosos! 

Veja outras sugestões de artigos parecidos com este que você vai gostar:

Até a próxima!    

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×