search

Blog da mell.ro

Análises de CPF

Análise de risco do CPF: o que significa?

Análises de CPF

Análise de risco do CPF: o que significa?

Por
14 de julho de 20214 minutos de leitura3005 visualizações
Análise de risco de CPF

Quem faz grandes compras ou envolve o nome em contratos precisa de uma análise de risco do CPF. Isso porque, quanto mais o CPF estiver envolvido em uma boa reputação, melhor. Ou seja, se o comprador sempre paga as contas em dia e não faz dívidas, o nome vai estar “limpo”. É para isso e para outras coisas que serve a análise de risco do CPF.

Em resumo, esse é o tema do nosso post de hoje. Vamos explicar como funciona essa análise, quais são as vantagens e como fazê-la. Afinal, para alugar um imóvel, por exemplo, é interessante ter um bom CPF. Acompanhe conosco! 

 

O que é a análise de risco do CPF?

A análise de risco do CPF é um processo que serve para avaliar a situação financeira de alguém. Ou seja, essa análise trata da possibilidade que a pessoa tem de fazer dívidas e pagá-las em dia. Dessa forma, alguém com o risco alto tem mais chances de ficar devendo. 

Geralmente quem faz esse procedimento são empresas especializadas em crédito, como o Serasa e o SPC. Além disso, qualquer pessoa pode fazer a análise de risco.

Os resultados dessa análise podem ser consultados e utilizados por qualquer empresa que precise “confiar” em um cliente. Pode ser um banco, uma concessionária ou até mesmo uma imobiliária.

 

Para que serve a análise de risco do CPF?

Como comentamos anteriormente, a análise de risco serve para medir a confiabilidade de um cliente. Quanto mais risco ele tiver, maior a chance de deixar a empresa na mão e não pagar o que está devendo. 

Esse processo é mais utilizado em compras maiores. Isso porque o prejuízo vai ser maior se o cliente não pagar. Ou seja, se a pessoa comprar um imóvel, por exemplo. As parcelas são muito mais altas do que as de uma peça de roupa. E, se o cliente começar a dever, quem vai sair perdendo é a imobiliária.

Qual a diferença entre análise de risco do CPF e análise de crédito?

Qual a diferença entre análise de risco e análise de crédito?

Na verdade, não há tanta diferença. A análise de risco e a de crédito fazem parte de todo um procedimento. Isto é, uma tem a ver com a outra e ambas acabam interferindo entre si. Analisar o risco do CPF de um cliente não é a única coisa que a empresa faz para ter certeza que ele não vai dever. 

A análise de crédito é mais utilizada por bancos. Quando alguém quer fazer um empréstimo, também é necessário ter essa garantia. Por isso, a instituição faz essa checagem para saber se vale a pena dar continuidade ao empréstimo.

 

Vantagens da análise de risco do CPF

De forma geral, a análise de crédito é vantajosa para as empresas. Porém esse procedimento também pode ser bom para o cliente. Ou seja, para o dono do CPF. 

Isso porque você, pessoa física, também pode consultar a sua análise a qualquer momento. É bom estar ciente desse número. Dessa forma você já pode se preparar antes de pedir um empréstimo ou fazer uma compra grande.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

 

Como fazer a análise de risco do CPF?

Para análises de crédito, como a que mencionamos anteriormente, é possível acessar através do Serasa. A empresa disponibiliza uma plataforma para visualizar o resultado do chamado “score” do CPF. 

Quem é dono de imóvel também pode fazer essa análise. Isto é, para saber mais sobre a pessoa interessada no aluguel.

Geralmente consultar o CPF é um processo simples e rápido. Basta preencher algumas informações. Em pouco tempo o resultado estará pronto.

Análise de CPF da Mellro

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

Conclusão

Em resumo, a análise de risco do CPF acaba sendo um processo interessante tanto para o cliente quanto para a empresa. Dessa forma, esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Publicamos semanalmente aqui no nosso blog sobre aluguel, contratos e outros assuntos parecidos. Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nada! Até a próxima.

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados