Skip to main content

Blog da mell.ro

Análises de CPF

Análise de risco do CPF: o que significa?

Análises de CPF

Análise de risco do CPF: o que significa?

Por
14 de julho de 20214 minutos de leitura3302 visualizações
Análise de risco de CPF

Quem faz grandes compras ou envolve o nome em contratos precisa de uma análise de risco do CPF. Isso porque, quanto mais o CPF estiver envolvido em uma boa reputação, melhor. Ou seja, se o comprador sempre paga as contas em dia e não faz dívidas, o nome vai estar “limpo”. É para isso e para outras coisas que serve a análise de risco do CPF.

Em resumo, esse é o tema do nosso post de hoje. Vamos explicar como funciona essa análise, quais são as vantagens e como fazê-la. Afinal, para alugar um imóvel, por exemplo, é interessante ter um bom CPF. Acompanhe conosco! 

 

O que é a análise de risco do CPF?

A análise de risco do CPF é um processo que serve para avaliar a situação financeira de alguém. Ou seja, essa análise trata da possibilidade que a pessoa tem de fazer dívidas e pagá-las em dia. Dessa forma, alguém com o risco alto tem mais chances de ficar devendo. 

Geralmente quem faz esse procedimento são empresas especializadas em crédito, como o Serasa e o SPC. Além disso, qualquer pessoa pode fazer a análise de risco.

Os resultados dessa análise podem ser consultados e utilizados por qualquer empresa que precise “confiar” em um cliente. Pode ser um banco, uma concessionária ou até mesmo uma imobiliária.

 

Para que serve a análise de risco do CPF?

Como comentamos anteriormente, a análise de risco serve para medir a confiabilidade de um cliente. Quanto mais risco ele tiver, maior a chance de deixar a empresa na mão e não pagar o que está devendo. 

Esse processo é mais utilizado em compras maiores. Isso porque o prejuízo vai ser maior se o cliente não pagar. Ou seja, se a pessoa comprar um imóvel, por exemplo. As parcelas são muito mais altas do que as de uma peça de roupa. E, se o cliente começar a dever, quem vai sair perdendo é a imobiliária.

Qual a diferença entre análise de risco do CPF e análise de crédito?

Qual a diferença entre análise de risco e análise de crédito?

Na verdade, não há tanta diferença. A análise de risco e a de crédito fazem parte de todo um procedimento. Isto é, uma tem a ver com a outra e ambas acabam interferindo entre si. Analisar o risco do CPF de um cliente não é a única coisa que a empresa faz para ter certeza que ele não vai dever. 

A análise de crédito é mais utilizada por bancos. Quando alguém quer fazer um empréstimo, também é necessário ter essa garantia. Por isso, a instituição faz essa checagem para saber se vale a pena dar continuidade ao empréstimo.

 

Vantagens da análise de risco do CPF

De forma geral, a análise de crédito é vantajosa para as empresas. Porém esse procedimento também pode ser bom para o cliente. Ou seja, para o dono do CPF. 

Isso porque você, pessoa física, também pode consultar a sua análise a qualquer momento. É bom estar ciente desse número. Dessa forma você já pode se preparar antes de pedir um empréstimo ou fazer uma compra grande.

 

Como fazer a análise de risco do CPF?

Para análises de crédito, como a que mencionamos anteriormente, é possível acessar através do Serasa. A empresa disponibiliza uma plataforma para visualizar o resultado do chamado “score” do CPF. 

Quem é dono de imóvel também pode fazer essa análise. Isto é, para saber mais sobre a pessoa interessada no aluguel.

Geralmente consultar o CPF é um processo simples e rápido. Basta preencher algumas informações. Em pouco tempo o resultado estará pronto.

Análise de CPF da Mellro

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

Conclusão

Em resumo, a análise de risco do CPF acaba sendo um processo interessante tanto para o cliente quanto para a empresa. Dessa forma, esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Publicamos semanalmente aqui no nosso blog sobre aluguel, contratos e outros assuntos parecidos. Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nada! Até a próxima.

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×