Skip to main content

Blog da mell.ro

Contrato de aluguel

Contrato de aluguel residencial

Contrato de aluguel

Contrato de aluguel residencial

Por
15 de maio de 20206 minutos de leitura1199 visualizações
Contrato de aluguel residencial

O contrato de aluguel residencial é fundamental para quem quer tratar direto com o proprietário. Certamente, a Lei do Inquilinato protege a relação entre o inquilino e o dono. Porém, ter um contrato que defina o que foi acordado ajuda nos momentos de dificuldade. No caso de aluguel direto com o proprietário, é muito comum que não se use um contrato. Isso porque é muito caro. Ou ainda, use um modelo da internet, que muitas vezes tem uma linguagem muito difícil. Para resolver essa situação, a Mellro criou um gerador de contrato de aluguel. Os melhores advogados em direito imobiliário criaram este documento. Agora, você pode ter um contrato de aluguel com assinatura eletrônica. Além disso, por um valor super acessível e fácil de criar.

Quais os benefícios de ter um contrato de aluguel?

Os contratos são assinados em momentos bons. Porém, sabemos que eles realmente mostram sua importância nos momentos mais difíceis. Entre os vários benefícios, destacamos:

  • Deixar claro quais foram os acordos de valores e reajustes. Bem como quem paga o quê, as taxas e salientar os direitos e deveres de cada parte;
  • Agilizar o processo em caso de uma ação de despejo. Pois o proprietário já possui partes das provas de quebra de contrato. Além de conseguir comprovar que há uma relação de aluguel corrente. Essa agilidade evita mais perdas além dos atrasos do aluguel.
  • Comprovante de residência para o inquilino. Que é fundamental para várias situações do dia à dia.
  • Serve como um guia de como proceder em cada situação. Como o contrato pode ser encerrado; se haverá multa e como calcular; o que fazer quanto às benfeitorias no imóvel; quais as responsabilidades de cada parte; entre outros detalhes.

Quais os diferenciais do contrato de aluguel da Mellro?

Os grandes diferenciais do contrato de aluguel residencial da Mellro são:

  • Primeiramente, não precisa de cartório. Por ser um contrato eletrônico, a validação jurídica se dá por e-mail. Isto é, com um processo seguro para as duas partes do contrato. Isso diminui os custos do cartório, além da agilidade.
  • Pode ser validado a qualquer momento. Novamente, não há necessidade de encontro entre as partes. Pode ser assinado nos finais de semana, nos feriados.
  • Do mesmo modo, é perfeito para quem aluga à distância. Pois conseguem assinar através dos e-mails.
  • É equilibrado, justo e sem “juridiquês”. Nosso contrato de aluguel foi escrito de forma que qualquer pessoa possa compreender o que está sendo acordado. Além de prezarmos pela boa fé das partes e proteção do direito de ambos. Para as partes em que o proprietário precisa ser protegido, fizemos cláusulas para isso. E nas partes em que os diretos do inquilino precisam ser mantidos, também criamos pontos específicos.
  • Ninguém mais perde o contrato de aluguel. Primeiramente porque ambas as partes, inquilino e proprietário, recebem o contrato de aluguel validado por e-mail. Apesar disso, ainda mantemos o contrato de aluguel no perfil dos usuários da Mellro, para acessar sempre que necessário.

 

Como gerar o contrato de aluguel pela Mellro

Se você ainda não possui um inquilino interessado:

Você pode anunciar o seu imóvel conosco. Na hora de criar o anúncio, você vai colocar vários dados sobre o imóvel. Assim, eles irão compor o contrato de aluguel. Você vai inserir informações como: valores de aluguel, condomínio… Além disso, quem paga as taxas, qual o tipo de garantia que você prefere. O contrato será gerado de acordo com o que vocês decidiram. Só vai faltar validar através de assinatura eletrônica.

Se você já possui um interessado e ainda não anuncia pela Mellro:

Outro modo é usar o nosso gerador de contrato de aluguel.  Você insere os seus dados, os do imóvel, dados do aluguel e do seu inquilino. Assim, você gera o contrato de aluguel residencial. Que é enviado por e-mail para ser lido e assinado eletronicamente.

Como você valida juridicamente o seu contrato eletrônico pela Mellro?

Como comentamos, nosso contrato eletrônico é validado através do e-mail. Nesse momento, proprietário e inquilino vão receber um link. Nele, podem acessar o contrato de aluguel e poderem assinar eletronicamente. Primeiramente, você assina através de um código. Depois disso, a Contraktor realiza a validação. Esta é uma empresa autorizada a fazer esse tipo de validação jurídica. Depois de todos assinarem, proprietário e inquilino recebem um e-mail com o contrato de aluguel. Além de você tê-lo guardado no seu e-mail, nós também mantemos ele guardado no seu perfil dentro do aplicativo. Você pode acessar sempre que quiser ou precisar.

Saiba os dados que precisa para fechar um contrato de aluguel residencial com a mellroQuais os dados que você precisa para gerar o contrato de aluguel da Mellro?

É muito fácil e rápido gerar o contrato de aluguel residencial. Necessita dos seguintes dados:

Proprietário

  • Nome completo;
  • CPF.

Inquilino

  • Nome completo;
  • CPF.

Imóvel

  • Endereço completo;
  • Metragem quadrada aproximada;
  • Número de vagas de garagem (se tiver).

Aluguel

  • Preço do aluguel;
  • Valor do condomínio (se tiver e se optar pelo inquilino pagar)
  • Valor do IPTU (se optar pelo inquilino pagar)
  • Tipo de garantia (ou se vai ser sem garantia)
  • Duração do contrato e data de entrada no imóvel.

 

Por fim…

O contrato de aluguel residencial é uma parte fundamental. Ou seja, ele oficializa os acordos entre o proprietário e o inquilino. E também define a tratativa de situações mais delicadas. Do mesmo modo, ao ter um contrato, o documento serve para as duas partes. Ou seja, o que você e o seu inquilino irão seguir ao longo do aluguel. E se houver a necessidade de envolver a justiça, toda a tratativa se baseará nesse contrato. Contudo, não se pode colocar o que bem entender. Isso porque a Lei do inquilinato se sobrepõe ao contrato. Então, o contrato de aluguel precisa respeitar a lei. E ao mesmo tempo, definir pormenores da relação de aluguel.

Saiba mais acessando a nossa sessão de Perguntas Frequentes (FAQ).

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis!  A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel.  Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar. Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 
Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Wanessa Rengel

Author Wanessa Rengel

Sócia-fundadora e diretora de experiências da Mellro. Ela e o Osni (CEO) são inquilinos e também já foram proprietários de imóvel para alugar. Ao sentir na pele as coisas boas e difíceis do mundo imobiliário, decidiram criar uma ferramenta que facilitasse o aluguel direto com o dono e que permitisse o acesso a mais segurança, sem perder a liberdade.

Mais posts de Wanessa Rengel

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×