search

Blog da mell.ro

Lei do inquilinato

O aluguel é pago antes ou depois de morar?

Lei do inquilinato

O aluguel é pago antes ou depois de morar?

Por
08 de dezembro de 20215 minutos de leitura2669 visualizações
O aluguel é pago antes ou depois de morar?

O pagamento do aluguel é um dos tópicos que mais gera dúvida nesse assunto. De modo geral, os inquilinos ficam confusos sobre quando, quanto ou como pagar. Enquanto que os proprietários se questionam sobre a forma de cobrança do morador. Porém, vamos falar sobre um questionamento em especial hoje. Afinal, o aluguel é pago antes ou depois de morar?

Muitos inquilinos têm essa dúvida. Acaba sendo uma questão levantada principalmente na hora de sair do imóvel, porque o morador não sabe se deve pagar o último mês. E, na verdade, depende muito de caso para caso. Por isso é importante que o dono e o inquilino entendam em que situação se encaixam. Para que possam fazer a cobrança e o pagamento da maneira correta, dentro da lei. Acompanhe com a gente e saiba mais!

 

Aluguéis com garantia

De modo geral, tudo depende da forma como o contrato de aluguel foi feito. Ou seja, é a ausência ou presença de uma garantia que define se o aluguel é pago antes ou depois de morar. Portanto, primeiramente vamos entender como funciona quando há uma garantia no contrato, seja ela qual for.

Para um aluguel com garantia de locação, o dono pede algum tipo de depósito antes que o inquilino comece a morar. Pode ser seguro-fiança, o pagamento de uma caução em dinheiro de até 3 mensalidades, o uso de um fiador… Fica a critério das duas partes decidirem. Então, depois de fazer esse pagamento, o inquilino só começa a pagar efetivamente o aluguel no início do próximo mês.

Porém, é importante não confundir com o pagamento de caução em dinheiro no valor de 1 aluguel. Apesar de ser no mesmo valor de um aluguel, esse é o pagamento da garantia. É importante que o contrato de aluguel especifique isso e deixe claro que houve pagamento de garantia no valor de 1 mensalidade.

 

Aluguéis sem garantia

Quando o aluguel não tem garantia, é muito mais simples de entender. Nesse caso, o proprietário pode cobrar a primeira mensalidade com antecedência. E, então, o inquilino vai pagando sempre referente ao mês seguinte. Ou seja, o inquilino paga o primeiro aluguel e pega a chave do imóvel.

Da mesma forma, nesse caso, quando o aluguel terminar, não será preciso pagar mais um mês. Porque, como não há garantia, o inquilino já pagou com antecedência no começo. Então, só precisa dar o aviso de 30 dias antes de sair e pagar esse mês normalmente.

Pagamento de aluguel

O que a Lei do Inquilinato diz sobre isso

Apesar dessas duas situações, é importante que o inquilino e o dono se atentem a um porém. Existem proprietários que pedem a caução e, ainda, mais o pagamento do primeiro mês de aluguel tudo junto. Ou seja, o morador vai pagar a garantia mais o aluguel de uma vez só. Cuidado! Basicamente, isso é proibido por Lei. A Lei do Inquilinato protege o morador nesse caso. Fique atento aos artigos que mencionam esses casos.

No Art. 20, a legislação explica diretamente que, salvo em ocasiões onde não há garantia, é proibido que o proprietário cobre pagamento antecipado do aluguel. Isto é, uma cobrança indevida da mensalidade antes mesmo do inquilino se mudar.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

No Art. 42, a lei explica as hipóteses nas quais é permitido cobrar antecipadamente. Em síntese, somente quando o aluguel não tiver algum tipo de garantia e em aluguel por temporada. Nesses casos, o dono pode cobrar o valor do aluguel antes de entregar a chave. 

Também é importante saber quais são as penalidades que se aplicam caso a lei seja descumprida. O Art. 43 fala que cobrar antecipadamente (a não ser no caso sem garantia ou em aluguel de temporada) é passível de punição. O proprietário pode ser preso de cinco dias a seis meses, ou ainda pagar uma multa correspondente a até doze meses de aluguel. Essa multa será redirecionada para o morador.

 

Afinal, o aluguel é pago antes ou depois de morar?

De modo geral, o que se pode entender é que o que define se o aluguel é pago antes ou depois de morar é a garantia. Se há garantia, o proprietário não pode cobrar o aluguel antecipadamente. Se não há garantia, o dono pode cobrar o valor de um aluguel antes de entregar a chave. Esperamos ter te ajudado a entender melhor essa situação!

Como funciona o aluguel garantido

Conheça a Mellro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

 

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail
Jessica Horr
Sobre o Autor

Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Deixe o seu comentário, dúvida ou opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome

Email


Comentário

Artigos Relacionados