Skip to main content

Blog da mell.ro

Destaque

Como funciona a garantia de aluguel?

Destaque

Como funciona a garantia de aluguel?

Por
04 de dezembro de 20235 minutos de leitura179 visualizações

Entender como funciona a garantia de aluguel é muito importante para quem está inserido no mercado imobiliário. Para entender como funciona esse processo, é essencial passar por algumas etapas. 

Inicialmente, os interessados passam por uma análise financeira, que inclui a verificação do CPF, histórico de pagamento e outras informações relevantes. Em seguida, ocorre a assinatura do contrato, detalhando os termos da garantia. Por fim, o dono começa a receber o aluguel em dia!

Saiba mais sobre o processo da garantia de aluguel e como a Mell.ro faz isso acontecer a seguir!

O que é garantia de aluguel?

Antes de saber como funciona a garantia de aluguel, é importante entender o que ela é. Essa é uma modalidade do mercado de locação que tem se tornado cada vez mais importante para proprietários com inquilinos. É um tipo de proteção para os donos.

Isso porque a garantia de aluguel evita os atrasos no pagamento da mensalidade. Ela oferece segurança financeira, assegurando que o morador vai cumprir o que está no contrato, evitando prejuízos ao dono do imóvel.

Essa estratégia não apenas fortalece a confiança entre dono e inquilino, mas também contribui para a estabilidade e transparência nas transações imobiliárias. Entender  como funciona a garantia de aluguel é essencial para os envolvidos no processo, garantindo uma relação locatícia mais segura e eficiente.

Entenda como funciona a garantia de aluguel

De modo geral, o uso da garantia de aluguel se divide em alguns passos. Diferente de modalidades como a caução e o seguro-fiança, esse estilo de garantia tem processos mais humanizados e detalhados. Além de ter menos burocracia, o que facilita o próprio pagamento e repasse das mensalidades. Então, veja a seguir como funciona a garantia de aluguel em três passos!

1 – Análise dos interessados

Em primeiro lugar, todos os interessados em alugar um imóvel precisam passar por um processo de verificação. Isso serve para conhecer o histórico da pessoa e entender qual o risco de atrasar o imóvel que ela tem. Esse processo é chamado de análise financeira.

Nela, são analisados o CPF, a pontuação dele, dívidas passadas e outras informações pertinentes. Dessa forma, o coletivo de dados ajuda a entender melhor quais são os hábitos de pagamento do interessado.

Juntamente com a análise financeira, podem ser feitas outras verificações parecidas, para complementar e até mesmo aumentar as chances de aprovação. É o que a Mell.ro faz, por exemplo. Além da financeira, são feitas análises de antecedentes criminais e antifraude. 

Tudo isso ajuda a conhecer melhor a pessoa que quer alugar o imóvel. Depois de aprovado nas análises, o interessado pode prosseguir para os próximos passos.

2 – Assinatura do contrato

Agora que o dono já sabe que o interessado é confiável, vem a hora de transformá-lo oficialmente em um inquilino. Ou seja, iniciar o aluguel. Embora não seja necessariamente obrigatório pela Lei do Inquilinato, é extremamente importante e recomendável ter um contrato escrito e assinado.

A assinatura do contrato é ainda mais importante quando haverá uma garantia de aluguel. Isso porque todos os detalhes vão estar descritos ali. Na Mell.ro, quando o dono e o inquilino optam pela garantia, todas as partes assinam um contrato e um termo de uso. Os documentos são válidos juridicamente e assinados de forma eletrônica, sem precisar imprimir.1

3 – Garantia do pagamento todos os meses

Depois de aprovar o inquilino nas análises financeiras e assinar o contrato, finalmente chegou a hora de começar a garantir o pagamento. Em casos como o da Mell.ro, é assinado um termo de adesão à garantia. A partir disso, o inquilino paga a primeira mensalidade, já com a taxa inclusa, e recebe as chaves. E pronto! O dono já começa a receber o aluguel em dia.  

Todos os meses, o inquilino faz o pagamento e o dono recebe o repasse. Caso haja algum atraso por parte do morador, o proprietário continua recebendo da mesma forma. No próximo dia útil, o dinheiro cai na conta! No caso da Mell.ro, nós assumimos a dívida junto ao inquilino e negociamos diretamente com ele.

Saiba mais sobre como funciona a garantia de aluguel da Mell.ro no nosso site.

Conheça a Mell.ro

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Leia mais sobre como funciona a garantia de aluguel

Gostou deste conteúdo? Então o blog da Mell.ro é o lugar para você. Aqui sempre publicamos conteúdos educativos e relevantes sobre o mercado imobiliário. Seja para quem aluga, para quem quer alugar, para corretores ou só para os curiosos! 

Aqui estão outras sugestões de artigos parecidos com este que você vai gostar:

Até a próxima!   

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×