Skip to main content

Blog da mell.ro

Aluguel Garantido

Garantia de locação: o que é e como funciona

Aluguel Garantido

Garantia de locação: o que é e como funciona

Por
24 de abril de 20235 minutos de leitura201 visualizações
Mulher feliz lendo no celular e computador aberto no site da mellro

Você sabe o que é garantia de locação? Esse adicional no contrato de aluguel faz toda a diferença para donos, corretores e inquilinos. Acima de tudo, o objetivo é trazer mais segurança para o processo, a garantia tem se tornado essencial em qualquer negociação imobiliária. Acompanhe com a Mell.ro!

O que é garantia de locação?

De modo geral, a garantia de locação serve para dar mais segurança e validade para o contrato de aluguel. É um acordo entre as partes interessadas, que pode ser feito de algumas maneiras diferentes. 

Basicamente, existem as garantias tradicionais, que são mais caras e burocráticas, apesar de serem mais populares. E também as novas garantias, que buscam digitalizar os processos e facilitar o aluguel.

Nesse sentido, em ambos os casos, usar uma garantia de locação é essencial. Como por exemplo os atrasos no aluguel, que estão sempre no topo das reclamações dos donos de imóveis.

Por que usar uma garantia de locação?

Usar uma garantia de locação no contrato de aluguel é vantajoso porque protege o dono e o morador. Então, em casos sem nenhum tipo de garantia, é muito mais fácil acontecer algum problema que pode não ter solução. Como atrasos sem explicação e nem reembolso, danos ao imóvel e muito mais. Ou seja, sem a garantia não há consequências.

Então, a garantia de locação vai ser útil em diferentes casos. Os mais comuns são os atrasos, é claro. Com a garantia, mesmo que o inquilino atrase, ainda há como recuperar essa quantia. Ou recebê-la de qualquer forma.

Além dos atrasos, existem opções de garantias de locação que também cobrem danos no imóvel. Sejam eles feitos pelo inquilino ou acidentes mais graves. 

O que a lei do inquilinato diz sobre as garantias de locação?

A Lei do Inquilinato é a legislação que fala sobre todas as situações de aluguel no Brasil. Por isso, não pode deixar de citar as garantias. Na verdade, há uma seção inteira da lei somente sobre a garantia de locação. É a seção VII, com seis artigos. Além disso, há outras menções a esse assunto ao longo do documento.

Essa seção explica o que é a garantia e o que pode ser usado para pagá-la. Outros bens também podem ser usados além da quantia em dinheiro. Ou seja, móveis ou imóveis. A lei fala, inclusive, sobre as possibilidades de troca de garantia e o que fazer quando não há essa opção no contrato.

Quais são os tipos de garantia de locação?

Agora que você já entendeu o que é a garantia de locação e por que usá-la, vamos explicar sobre as três principais modalidades. O seguro-fiança, a caução e o Aluguel Garantido da Mell.ro!

Seguro-fiança

Em síntese, o seguro-fiança é um dos tipos de garantia de locação mais famosos no Brasil. Nesse caso, quem contrata é o inquilino. É como se ele estivesse “assegurando” o dono do imóvel. Além dos atrasos, também é possível incluir outras taxas no seguro-fiança, como IPTU e condomínio.

Mesmo sendo popular, o seguro-fiança nem sempre é o mais indicado. Há um histórico de demora no reembolso e altas taxas de mensalidade, que podem chegar a 15% do aluguel. Além disso, é mais difícil aprovar inquilinos nessa modalidade. Então, quem tem problemas com crédito ou é autônomo pode não conseguir alugar.

Caução

A caução é mais simples de entender. Antes de começar a morar, o inquilino paga um valor referente a três mensalidades para o dono. Ou seja, se a mensalidade vai ser de R$1.000, o inquilino paga R$3.000 antes de receber as chaves. Esse valor fica guardado em uma poupança específica de caução, e só pode ser usado para esse fim. Seja para cobrir um aluguel atrasado ou fazer reformas no imóvel.

De fato, essa não é a opção mais econômica. Nem todo morador vai ter uma quantia tão alta quanto é pedida para desembolsar logo no começo. Não é uma opção que sempre vale a pena, mesmo com a devolução no fim do contrato.

Aluguel Garantido da Mell.ro

Igualmente pensando na digitalização de processos e na facilidade da rotina, a Mell.ro criou o Aluguel Garantido, uma modalidade de garantia de locação inovadora. Tão válido quanto qualquer outro tipo de garantia, esse plano é a forma mais simples de ter um aluguel seguro.

Além disso, ao contratar o Aluguel Garantido, há apenas uma taxa mensal de 7% do valor do aluguel. É uma das menores do mercado, e mais econômica quando comparada com outros serviços. Além disso, esse valor é descontado diretamente no pagamento feito pelo inquilino. 

Infográfico - integração na plataforma

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Benner - Aluguel Garantido

Leia mais sobre garantia de locação

Gostou desse artigo? O blog da Mell.ro tem vários conteúdos parecidos para quem quer ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário. Portanto, aqui estão alguns dos posts que você também vai gostar:

Se quiser receber mais posts como esse, fique de olho aqui no blog da Mell.ro! Nos vemos no próximo conteúdo. Até lá!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×