Skip to main content

Blog da mell.ro

Dicas para corretores

5 erros para evitar sendo corretor autônomo

Dicas para corretores

5 erros para evitar sendo corretor autônomo

Por
23 de maio de 20246 minutos de leitura85 visualizações
5 erros para evitar sendo corretor autônomo

Definitivamente, um corretor autônomo precisa seguir algumas regras e ter certos valores no modo como trabalha para garantir a qualidade do serviço prestado. O artigo de hoje mostra cinco erros que devem ser evitados ao longo da carreira independente. Então, acompanhe com a gente!

1 – Usar plataformas e prestadores de serviço sem confiança

De modo geral, um corretor autônomo tem que se destacar pelas facilidades que oferece para o cliente. Que, na maioria das vezes, é um proprietário de imóvel. E essas facilidades são oferecidas por meio de plataformas e ferramentas que auxiliam nas principais tarefas do aluguel. 

Escolher uma boa plataforma para corretor é obrigação do profissional que quer oferecer uma boa experiência. E, da mesma forma, deixar o próprio trabalho mais simples.

Em outras palavras, um dos maiores erros que o corretor pode cometer é usar um sistema ou uma ferramenta sem confiança. Seja pela falta de qualidade no serviço, demora no atendimento, entre outros critérios que empobrecem a experiência. 

2 – Fazer tudo manualmente

Assim como o profissional que não sabe escolher as ferramentas certas, o corretor que não usa ferramenta alguma também está cometendo um erro grave. Ou seja, uma das maiores dicas para corretores é justamente deixar o analógico de lado e abraçar as vantagens que o digital e a tecnologia têm a oferecer. 

Por exemplo: anotar detalhes de clientes em uma planilha única no Excel. Ou, pior ainda, manter todos esses dados somente em um caderno físico. Registros importantes são bem mais aproveitados quando estão organizados em um sistema para corretor. Então, além do processo ser mais rápido, fica mais fácil encontrar algo em específico ou fazer alguma alteração, se for necessário.

3 – Guardar as informações do aluguel em vários lugares

Da mesma forma que é fácil se perder com os registros manuais, guardar as informações do aluguel sem nenhum sistema de organização também é uma sentença de morte para a carreira do corretor autônomo. Ou seja, o profissional acaba dificultando a própria vida.

Então, é aquela pessoa que anota um pouco no bloco de notas do celular, um pouco em uma planilha e outros dados no caderno. Quando precisa achar algo em específico, fica mais difícil. Essa falta de organização também resulta em perdas de prazos, inquilinos atrasando sem consequências, e por aí vai. 

Assim, o ideal é centralizar todos os aluguéis e os dados de cada um em somente um lugar. De preferência, um sistema especializado para esse tipo de trabalho. 

4 – Não cobrar atrasos do jeito certo

Basicamente, o atraso no aluguel é um dos maiores, se não o maior problema enfrentado pelo corretor autônomo. Ele pode acontecer por diversos motivos. Alguns são previsísiveis e compreensíveis, outros não tanto. Mas a situação é a mesma: se o inquilino não paga, o dono não recebe, e o corretor tem um cliente infeliz e uma comissão a menos no mês. 

Então, o que acontece é que muitos profissionais pecam na hora de cobrar esse atraso. As principais situações são:

  • Cobrar o atraso com grosseria: o ideal é conversar em tom amigável, tentar entender o que aconteceu e oferecer opções de negociação;
  • Tentar contato somente de uma forma: telefone, e-mail, Whatsapp e até mesmo visitas são opções para tentar conversar com o inquilino;
  • Não conhecer as multas por atraso ou a Lei do Inquilinato: as multas são uma forma de evitar atrasos futuros, e a Lei do Inquilinato indica exatamente o que fazer nesses casos.

5 – Ter a mesma mentalidade de um corretor de imobiliária sendo corretor autônomo

Em síntese, o corretor autônomo se diferencia em vários aspectos do corretor que trabalha com uma imobiliária. Ao mesmo tempo que ambos têm um valor extremamente alto no mercado, e um não é melhor ou pior do que o outro, é impossível negar as diferenças entre os dois. 

Além disso, é extremamente comum que um corretor de imobiliária torne-se autônomo em algum momento da carreira. Nesse sentido, as mudanças de mentalidade que precisam acontecer são:

  • Enquanto o corretor de imobiliária tem todo um sistema de apoio, o autônomo está por conta própria;
  • Ao invés de um colaborador, o autônomo é uma empresa por si só;
  • O autônomo não conta com a credibilidade da imobiliária, portanto precisa construir uma marca sólida.

Conheça a Mell.ro: plataforma para corretor autônomo

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro. Queremos facilitar a rotina de corretores, proprietários e de inquilinos também.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Leia mais sobre dicas para corretor autônomo

Gostou deste conteúdo? Então o blog da Mell.ro é o lugar para você. Além dessas dicas sobre como ter um aluguel de sucesso, aqui sempre publicamos conteúdos educativos e relevantes sobre o mercado imobiliário. Seja para quem aluga, para quem quer alugar, para corretores ou só para os curiosos! 

Veja outras sugestões de artigos parecidos com este que você vai gostar:

Até a próxima!    

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×